Os 250 anos de colonização do município de Içara comemorados nesta quinta-feira, dia 23, foram lembrados pela moção de autoria do vereador Lauro Nogueira. Integra a homenagem o envio de expediente congratulando às etnias açoriana, alemã, africana, italiana e polonesa. “Duzentos e cinquenta anos depois, chegamos aos dias de hoje, nossa querida Içara pujante e de um povo alegre e trabalhador miscigenado com os povos colonizadores”, afirma Nogueira.
A escritora e professora Elza de Mello Fernandes através de pesquisa realizada expõe considerações importantes acerca da origem e desenvolvimento do Município. Tudo iniciou-se quando João da Costa Silveira em 23 de julho de 1.770 obteve do Governador Brigadeiro José da Silva Paes a sesmaria localizada entre a Barra Velha do Araranguá e o rio Urussanga. Vieram primeiro os açorianos e africanos, seguidos por italianos, alemães e polonoses.
“A esplêndida Içara dos dias atuais é resultado da união dessas etnias, que deixa seu legado através de suas tradições ainda presentes”, destaca Nogueira. O parlamentar estende suas homenagens indicando ao governo municipal a implantação de bandeiras das etnias colonizadoras na praça do Imigrante.

Colaboração: André Dal Pont/Câmara Municipal de Içara