Um homem de 26 anos foi preso na tarde de quarta-feira (16) em Balneário Rincão, após ser flagrado praticando maus-tratos contra um cachorro da raça pitbull. O caso ocorreu por volta das 17h56, na rua Copacabana, esquina com a rua Torres, no bairro Lagoa dos Freitas.
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe da prefeitura solicitou apoio para averiguar uma denúncia de maus-tratos. No local, a fiscal responsável e uma veterinária constataram que o animal estava amarrado com uma corrente curta, extremamente magro e sem acesso a água, alimento ou abrigo adequado.
O tutor do cachorro afirmou estar desempregado e disse não ter condições de alimentar o animal. Durante a abordagem, ele se exaltou e proferiu xingamentos contra uma servidora pública, cometendo também o crime de desacato.
Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão pelos crimes de maus-tratos a animais e desacato. O cão foi resgatado e encaminhado aos cuidados de uma ONG de proteção animal do município.
A ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes de Criciúma, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.