Ticiane Bernardo dos Passos é acadêmica do curso em tecnólogo de gastronomia da Unisul, de Tubarão, e integrou uma das equipes que participaram da aula prática com representantes de Içara, Laguna e Santa Rosa de Lima. A atividade divulgou os trabalhos realizados durante o semestre, na disciplina de História da Gastronomia. Uma das equipes se embasou no histórico da cidade de Içara para a obtenção de pratos típicos com peixe, polenta, frango, mel e outros ingredientes.
“Sempre fui apaixonada por todo envolto no que se diz respeito a alimentação e, por ser içarense, sugeri à minha equipe que pesquisássemos sobre o percurso histórico da gastronomia da minha cidade. Com base nos livros da escritora Elza de Mello Fernandes e de entrevistas realizadas com moradores antigos da cidade, montamos o cardápio”, coloca a acadêmica.
A representatividade içarense no projeto se deu com a presença do vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, e do diretor de cultura da Fundação Municipal de Cultura e Esportes, Harlan Mello. “Como a colonização de nossa cidade é oriunda de quatro etnias, a característica dos pratos contemplou todas elas, mostrando a potencialidade gastronômica de Içara”, ressalta o vice prefeito.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI