A noite de terça-feira, dia 12, foi especial para 500 pessoas que estiveram no salão da Igreja Matriz São Donato. Professores e funcionários da secretaria de Educação participaram de uma palestra sobre superação apresentada pelo escritor Marcos Petry. A atividade fez parte da abertura oficial do ano letivo em Içara. No local, quebra de limites e histórias inspiradoras fizeram a noite se tornar especial.
A história de luta de Petry começou nos primeiros dias de vida, onde os médicos falavam que ele não chegaria a completar um ano de idade por conta de problemas de saúde. O tempo foi passando, ele foi evoluindo, aprendeu a tocar violão, virou escritor e hoje profere palestras em todo o Brasil. Com autismo, ele foi instrumento para que toda a família tivesse mais conhecimento sobre o assunto.
Em Içara, ele fez uma fala de superação de obstáculos e como o autismo pode ser tratado em sala de aula. Na avaliação da secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, a história de Petry inspirou os colaboradores. “Retornamos para mais um ano letivo e com uma lição de vida que todos vamos levar para as salas de aula com muito amor”, comentou.
O tema deste ano na educação de Içara é o girassol, flor que segue sempre a direção do sol. “É uma flor tão bonita e nos espelhamos nela, para que sempre sejamos luz para nossos alunos”, completou a secretária. Antes da palestra de Petry, a noite foi marcada com apresentação cultural. Os talentos do coral da Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) fizeram uma apresentação de música aos presentes sob a regência do maestro Reinaldo Hoepers.
Nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 18h, será realizada a posse de 21 professores efetivos que passam a integrar o quadro de funcionários. Ainda nessa semana, seguem sendo realizadas as capacitações para o uso da nova ferramenta de ensino em Içara, o sistema Aprende Brasil da Positivo. As aulas no município de Içara retornam na próxima terça-feira, dia 19.
Colaboração: Giovane Marcelino/Imprensa PMI