Hepatites virais são tema de palestra em Içara

Um grave problema de saúde no Brasil, as hepatites virais são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, o que aumenta a preocupação e a busca por providenciar diagnósticos mais precisos. O programa DST/HIV/AIDS reuniu profissionais de saúde em uma ação de capacitação sobre hepatites virais.

Aproximadamente 100 participantes acompanharam uma palestra proferida pelo médico infectologista, Eduardo Campos de Oliveira. “Os casos de hepatites virais, especialmente a hepatite C são relevantes no contexto nacional. O estado de Santa Catarina está em quarto colocado em nível nacional em número de casos de portadores de hepatite, então temos o compromisso de ampliar o acesso ao diagnóstico e proporcionar o tratamento a essas pessoas”, ressaltou Oliveira.

Nos casos em que as hepatites apresentam sintomas, estes podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. “É fundamental que as pessoas se previnam com a realização de testes rápidos que ofertamos em todas as unidades de saúde, pois é uma doença que pode evoluir para algo mais grave e se descoberta de maneira precoce, é possível a cura”, alertou a psicóloga do Programa DST/HIV/AIDS, Samira Abdenur.

 

Colaboração: Moisés de Souza/Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis