Pelo segundo sábado seguido, o Hemosc de Criciúma estará aberto ao público que não consegue comparecer ao hemocentro durante os dias da semana. A instituição estará aberta das 8h às 16h sem fechar ao meio-dia. De acordo com a assistente social do Hemosc, Maria Regina Boteon Buttner, as doações de sábado, dia 4, são essenciais para que o estoque do hemocentro esteja sempre abastecido.
Na estação mais fria do ano, o número de doadores diminui por causa dos resfriados e outras doenças típicas do inverno. Com tema “Arregace as mangas, o inverno chegou. Doe sangue!”, o Hemosc conta com a solidariedade e a presença da população neste sábado.
“As tipagens negativas sempre são as que mais faltam, mas todo o tipo de sangue é importante para a instituição”, frisa Maria Regina. O Hemosc de Criciúma atende 41 municípios do Sul do Estado, entre Laguna e Passo de Torres. São 28 hospitais e clínicas atendidas na região.
Doar sangue é simples, seguro e não expõe o doador a qualquer risco de contaminação. Todo material utilizado é descartável e o volume de sangue coletado é reposto rapidamente pelo organismo do voluntário. Homens podem doar em um intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar em um intervalo mínimo de três meses, não ultrapassando três doações por ano.
O processo de doação leva aproximadamente 50 minutos, são coletados 450 ml de sangue, que podem salvar até três vidas. Para realizar a doação basta o doador ir ao hemocentro com um documento oficial com foto, estar bem alimentado e possuir uma boa saúde, além de pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 60 anos.
Horário de funcionamento – O hemocentro de Criciúma é aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O Hemosc fica localizado na avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara. O telefone de contato do Hemosc mudou no fim do ano passado. O novo contato é: 3444-7400.
Colaboração: Douglas Saviato/Assessoria de Imprensa Voluntária