Cumprindo agenda na cidade de Florianópolis, o prefeito de Içara Murialdo Gastaldon, diretor administrativo do Hospital São Donato, Julio César de Luca e equipe do hospital estiveram na Secretaria de Estado da Saúde conversando com o secretário Helton Zeferino. Na pauta, duas questões que têm preocupado o atendimento na instituição hospitalar içarense.
De acordo com o prefeito Murialdo Gastaldon, o primeiro assunto tratado com o secretário referiu-se à maternidade do hospital. “O hospital não recebe o repasse de R$ 150 mil/mês referente a manutenção da maternidade desde dezembro. Isso tem nos preocupado, pois esse atraso pode colocar em risco a viabilidade da maternidade”, comentou.
Outro ponto abordado pela comitiva foi o funcionamento da UTI, que teve a estrutura física foi inaugurada no fim do ano passado. “São dez leitos, onde foram investidos R$ 5,3 milhões que precisam entrar em funcionamento. A União só fará um repasse após a comprovação de um período de atendimento junto ao Ministério da Saúde”, explicou.
Após ouvir os içarenses, o secretário de Saúde se comprometeu a estudar as duas situações. “Vamos aguardar os próximos 30 dias para que tenhamos uma posição oficial sobre esses dois assuntos que nos preocupam”, concluiu o prefeito. Atualmente o Hospital São Donato conta com 81 leitos ativos e vive a expectativa da contratualização dos dez leitos para UTI, que irá colaborar com os atendimentos deste tipo na região sul de Santa Catarina.
Colaboração: Giovane Marcelino/Imprensa PMI