Uma vida com mais sabor, qualidade de vida e autoestima. Assim é definida a nova fase vivida por Roseli Cardoso, moradora do bairro Liri, que abandonou o vício do cigarro há dois anos. Tudo começou com o pedido da filha. “Ela e o meu marido sempre me cobraram, pois sabiam os danos que o tabaco traziam. Mas somente em 2013 criei coragem, iniciando no grupo, quando finalmente larguei a dependência”, conta
Para auxiliar no tratamento, a içarense utilizou somente os adesivos. No entanto, medicamentos e gomas de mascar também são oferecidos gratuitamente aos pacientes do serviço antitabagismo, oferecido há sete anos pela Secretaria de Saúde de Içara. “Além da troca de experiências e relatos, temos orientação com material escrito e, dependendo do caso, acompanhamento com psicóloga, pois cada um tem um grau de dependência” explica a coordenadora do grupo, enfermeira da unidade do bairro Liri, Shirley Cardoso.
Melhora na saúde e na autoestima
Roseli gastava R$ 200 em cigarro e fumava duas carteiras de cigarro por dia. “Em cinco meses consegui guardar mil reais, podendo comprar coisas para mim e minha família. Mas sem dúvidas o maior ganho é a melhora na saúde, mais disposições para trabalhar e se exercitar. A autoestima também melhorou bastante, você fica mais feliz e forte, pois sabe que é mais forte que o cigarro”, falou a ex-fumante.
Atualmente, dos 11 participantes do Grupo do Liri, três conseguiram largar o vicio. “Pode parecer um numero pequeno, mas é muito gratificante saber que nosso trabalho está rendendo frutos”, completa a enfermeira. O grupo de autoajuda também está dentro do Programa DST/AIDS. “O tabagismo compromete o sistema imunológico, por isso resolvemos trazer o programa para auxiliar nossos pacientes”, explicou a coordenadora Samira Abdenur.
Para participar do Grupo de autoajuda, basta deixar nome e telefone com a enfermeira chefe da Unidade do seu bairro. Caso haja demanda, novos grupos podem ser formados. Em junho, uma nova turma iniciará na unidade do Liri. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3442 3596.
Colaboração: Imprensa PMI