terça-feira, 16 abril, 2024
Ultimas noticias

Governo Federal prepara esquema de segurança para ato em 8 de janeiro

Uma reunião foi realizada no fim de dezembro para preparar o esquema de segurança para o ato que ocorrerá no próximo dia 8 de janeiro – marcando um ano das depredações aos três principais prédios públicos de Brasília e do país – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro contou com representantes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional, Secretaria Nacional de Segurança Pública do Distrito Federal, além da Segurança do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, da Suprema Corte e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). O objetivo é formar um plano integrado de atuação para o dia do evento.

De acordo com Cappelli, até o momento não há nada que preocupe as equipes de segurança, as ameaças estão sendo monitoradas. “O Brasil é um País livre, democrático. Manifestações democráticas são sempre bem-vindas e absolutamente naturais. O que a gente tem monitorado são ameaças e ataques às instituições democráticas”, disse.

“A polícia rodoviária federal está também de prontidão, em sintonia com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, e vai, daqui até o dia 08/01, monitorar qualquer movimentação atípica relacionada a atos que ameacem os poderes”, completou o secretário.

Devem participar do evento os chefes dos poderes, deputados, senadores, ministros, os presidentes dos Tribunais de Justiça dos estados, presidentes das Assembleias Legislativas, governadores de estado e representantes da sociedade civil. “Será um momento de celebrar a democracia revigorada, após os atos inaceitáveis do dia 08 de janeiro de 2023”, destacou Cappelli.

Ainda de acordo com o secretário, novas reuniões ocorrerão até o dia 04 de janeiro, quando será assinado o Plano de Ações Integradas que vai definir a responsabilidade de cada órgão para o evento.

 

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis