Governo do Estado lança programa para ofertar cursos técnicos aos estudantes das escolas estaduais

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação inicia o ano letivo de 2024 com mais uma novidade: o programa CaTec – Catarinense Técnico. O objetivo é ampliar a oferta de cursos técnicos para estudantes da Rede Estadual de Ensino, possibilitando que encerrem o ensino médio com o diploma de conclusão e pelo menos uma certificação técnica.

“Estamos fazendo uma grande transformação na educação de Santa Catarina. Esses cursos técnicos gratuitos vão dar a oportunidade para milhares de jovens saírem do ensino médio com o pé no mercado de trabalho. O ensino técnico é mais uma oportunidade, assim como já criamos o Programa Universidade Gratuita. Isso motiva o jovem e garante oportunidade de emprego, melhora de vida dele e da sua família”, destacou o governador Jorginho Mello.

As unidades escolares participantes foram autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), a ofertar vagas em cursos técnicos da área Gestão e Negócios para os estudantes matriculados nas turmas de 2ª e 3ª série do ensino médio das escolas estaduais a partir do primeiro semestre de 2024.

“Estamos muito felizes hoje com o lançamento do CaTec, que vai implementar a educação técnica em Santa Catarina. Nós temos um ensino médio que precisa dar oportunidade aos novos jovens, uma formação profissional, e esse é o grande objetivo. Esperamos chegar em 2026 com mais 100 mil jovens que fazem o ensino médio, também fazendo o ensino técnico”, disse o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Fotos: Roberto Zacarias / Secom

São 10 cursos técnicos com carga horária mínima de 800 horas: Administração, Logística, Contabilidade, Comércio, Comércio Exterior, Qualidade, Recursos Humanos, Marketing, Vendas e Transações Imobiliárias. Cada unidade escolar, considerando a vocação local e o desenvolvimento econômico regional, definiu os cursos técnicos que irá ofertar.

“O aluno poderá sair com até dois diplomas dos cursos profissionalizantes. É uma oportunidade para esse estudante já sair do ensino médio focado no mercado de trabalho. Estamos elevando a régua da educação em Santa Catarina com mais esse programa de capacitação”, reforçou a secretária-adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

As matrículas nos cursos técnicos serão online e acontecerão entre os dias 21 a 23 de fevereiro de 2024, pelo site matriculaonline.sed.sc.gov.br. As aulas dos cursos técnicos serão no contraturno do Ensino Médio e iniciarão em março deste ano.

Com esta ação, serão disponibilizadas 40 mil vagas em cursos técnicos para os estudantes do ensino médio da Rede Estadual de Ensino. O mercado de trabalho para profissionais com curso técnico é bastante promissor e com muitas oportunidades. A demanda por esses profissionais tem crescido significativamente nos últimos anos. Assim, o estudante ao concluir o ensino médio poderá ser inserido imediatamente no mercado de trabalho.

Colaboração: Governo do Estado/Comunicação 

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis