O governador Carlos Moisés da Silva anunciou na noite desta quinta-feira, dia 26 um plano estratégico para retomada das atividades econômicas. No documento, o governo cria uma agenda para retorno gradativo dos setores. A partir de quarta-feira, dia 1º, poderão voltar às atividades o comércio em geral, academias, shoppings centers, bares, restaurantes, setor hoteleiro, setor de construção civil, escritórios de prestação de serviço, profissionais liberais e centros de distribuição e depósitos.
Os estabelecimentos que recebem público devem seguir normas de distanciamento social. O documento prevê a limitação da entrada em 50% da capacidade. Além disso, o local deve promover o controle de acesso, marcação de lugares, controle da área externa, respeitando a distância mínima de 1,5 metro por pessoa. Também ficam autorizadas, a partir de 1º de abril, as atividades de serviços autônomos, domésticos e de profissionais liberais.
O plano prevê ainda o retorno de atividades financeiras a partir de 30 de março. Poderão atuar os bancos, cooperativas de crédito, correspondentes bancários, e lotéricas, exclusivamente para pessoas que necessitem de atendimento presencial.
Permanecem suspensas ainda (por sete dias a partir de 1º de abril) as atividades de transporte municipal e intermunicipal e a entrada de veículos de transporte de passageiros de outros estados e outros países. As aulas em toda a rede de ensino, assim como eventos de qualquer natureza, também seguem suspensos. As novidades serão incluídas em decreto que deve ser publicado nesta sexta-feira, dia 27.
Voltam às atividades:
30 de março – Bancos, cooperativas de crédito, correspondentes bancários, e lotéricas, exclusivamente para pessoas que necessitem de atendimento presencial.
1º de abril – Comércio em geral, academias, shoppings centers, bares, restaurantes, setor hoteleiro, setor de construção civil, escritórios de prestação de serviço, profissionais liberais e centros de distribuição e depósitos, respeitando as regras de distanciamento social.
1º de abril – Atividades de serviços autônomos, domésticos e de profissionais liberais.
Permanecem suspensas:
– Atividades de transporte municipal e intermunicipal e a entrada de veículos de transporte de passageiros de outros estados e outros países por sete dias a partir de 1º de abril;
– Aulas nas escolas da rede estadual, municipal e particular (30 dias a partir de 19 de março);
– Atividades de eventos públicos e particulares de qualquer natureza (inclui missas e cultos); permanência em parques, praças e praias.
Colaboração: Rede Catarinense de Notícias