O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, iniciou nesta terça-feira, dia 19, no Sul do estado o cronograma de roteiros políticos que pretende cumprir até o final da campanha. Além de separar as terças e quartas-feiras para região ele pretende divulgar as ações de governo. Uma das conquistas ainda não consolidada e que fazem parte do discurso do companheiro de chapa de Raimundo Colombo, é a instalação da multinacional TransGas, que busca acordo com o município de Içara. Sobre o assunto, Eduardo ressalta que pretende firmar compromisso até o mês de setembro.
Com a chegada desta gigante do ramo de fertilizantes deverão ser investidos quase R$ 3 bilhões na região, aquecendo a economia e resgatando a importância do carvão catarinense para o desenvolvimento. Contudo a vinda da empresa para Içara está bastante conturbada, isso porque lideranças capitaniadas pelo Movimento Içarense pela Vida buscam apoio das comunidades para uma melhor reflexão sobre as vantagens e desvantagens de receber o investimento. O impasse está na extração de carvão, que segundo laudos técnicos apresentados pelo MIV é a responsável pela falta de água em diversas localidades, principalmente em Santa Cruz, onde está instalada a mineradora.
Um grande manifesto em favor da água será realizado no desfile cívico do dia 7 de setembro. Para agregar o maior número de pessoas, membros do movimento farão visitas periódicas em todas as comunidades, já ampliando o debate sobre a instalação da TransGas.
Redação Içara News