Obra foi desenvolvida por estudantes do Ensino Fundamental e professores de história da rede municipal de ensino
Na última semana, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o lançamento do livro “200 anos da Independência do Brasil: Olhares de Estudantes e Professores da Rede Municipal de Ensino de Criciúma”. A cerimônia, realizada no Centro Multiuso da Afasc, no Parque das Nações, reuniu estudantes e professores, além de autoridades do município. O desenvolvimento e o lançamento da obra coloca em evidência o protagonismo de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Criciúma.
A Secretaria Municipal de Educação entende crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e deveres, ou seja, como cidadãos. Desta forma, se considerou importante envolvê-los nas discussões sobre o bicentenário, incentivando-os à reflexão da problematização da Independência do Brasil. “A execução desse projeto ofereceu visibilidade as ideias e concepções sobre a Independência do Brasil, protagonizadas pelos estudantes, por meio de reflexões desenvolvidas nas aulas de história”, afirma a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim.
O livro, que começou a ser escrito em 2022, retrata as representações dos professores de história e dos estudantes do Ensino Fundamental sobre o bicentenário da Independência do Brasil, lembrando, ainda, o centenário da Semana de Arte Moderna, e estabelecendo relações entre o presente e o passado do cidadão brasileiro. “Durante as aulas, foram discutidos quais os problemas ou entraves podemos apontar como obstáculos ao pleno exercício da independência política de nosso país”, conta a coordenadora Tatiane dos Santos Virtuoso. Segundo ela, essas e outras questões, como o estudo sobre mulheres da Independência, como a imperatriz Maria Leopoldina e Maria Quitérias, são exemplos de reflexões desenvolvidas pelo grupo e serviram de base para a construção do livro.
Colaboração: Decom PMC