O Governo de Criciúma oficializou, nesta segunda-feira (12), a assinatura do termo de cessão de uso de um imóvel destinado à instalação do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil. O terreno fica localizado na rua Joaquim Nabuco, no bairro São Luiz. A iniciativa é amparada pela Lei n° 8.665, de 28 de novembro de 2024, que autoriza o chefe do Poder Executivo a ceder o espaço de 889,90 m² à Delegacia Geral da Polícia Civil.
“Toda cidade enfrenta problemas, mas graças ao trabalho coletivo, junto com Polícia Civil, é possível solucioná-los. É isso que faz de Criciúma uma cidade referência, boa para morar, visitar e investir. De 240 mil habitantes, 46% são pessoas não nascidas em Criciúma, que observaram as oportunidades de emprego e segurança e escolheram a cidade para morar. Isso é fruto de um trabalho incansável das forças de segurança, que merece ser reconhecido”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O NOC exerce um papel estratégico no combate ao crime e fortalece tanto a prevenção quanto a repressão de atividades ilícitas, sendo referência estadual em operações que utilizam cães treinados. O núcleo se destaca pela atuação especializada em situações que exigem alta precisão, como buscas, localização de entorpecentes e suporte em operações policiais.
“Este é um projeto de extrema importância para as nossas investigações, que não abrange apenas Criciúma, mas toda a região Sul. Certamente este novo equipamento que será construído deixará nossa região ainda mais segura. Criciúma já é referência em segurança estadual, temos índices de homicídio comparados a países de primeiro mundo. Nesta semana, completamos 100 dias sem homicídios, considerado o crime de maior referência”, afirmou o delegado da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, André Milanese.
Entrega de moedas comemorativas da Polícia Civil de Santa Catarina
Durante a solenidade, o prefeito Clésio Salvaro, o vereador Arleu Ronaldo da Silveira, o secretário da Fazenda Celito Cardoso, a deputada federal Geovania de Sá e o comandante do 4° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Henrique Piovezan da Silveira, foram homenageados com uma Moeda Comemorativa da Polícia Civil, que simboliza o esforço e união para a viabilização do projeto e bem-estar da comunidade.
Colaboração: Decom PMC