Governo busca alternativas sobre a suspensão de voos da Azul Linhas Aéreas

Foto: Nilton Alves

Por Alexandra Cavaler

 

A empresa Azul Linhas Aéreas emitiu, na última semana, um comunicado informando que suspenderá, a partir de 10 de março, os voos para o aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna; e de Correia Pinto, na Serra Catarinense; aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto. A medida é justificada por ajustes na oferta e demanda, além de questões operacionais e econômicas.

 

O comunicado diz: “A Azul informa que, como empresa competitiva, reavalia constantemente as operações em suas bases, assim como as possibilidades e necessidades de mercado, como parte de um processo normal de ajuste de oferta à demanda. Desta forma, a companhia irá suspender as operações na cidade de Jaguaruna, devido à baixa demanda, associada a uma série de fatores como o aumento de custos operacionais causados pela crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e disponibilidade de frota.

 

O documento ainda ressalta que os clientes impactados com a decisão, que entrará em no dia 10 de março, receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Lembrando que cada voo parte de Jaguaruna às 11h e pousa em São Paulo às 12h50.

 

Impacto

 

Andréa Gazzola Salvalággio, presidente da CDL de Criciúma fala sobre a suspensão dos voos. “A suspensão dos voos da Azul em Jaguaruna é uma perda para toda a nossa região. Mais do que um meio de transporte, esses voos conectavam Criciúma e o sul do estado a novas oportunidades, facilitando o deslocamento de empresários, turistas e moradores. Sem essa opção, sentimos o impacto também em nosso comércio, no turismo e no desenvolvimento dos negócios locais. É um desafio que precisamos pensar juntos, buscando alternativas para minimizar esses impactos e manter nossa economia forte.

Já o presidente da Acic, Franke Hobold, juntamente com os representantes das associações empresariais de Tubarão e Jaguaruna, tem agenda confirmada na tarde de quinta-feira, dia 6, com Beto Martins, Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SPAF) para tratar da referida pauta.

 

Estado também se manifesta por meio de nota

 

A nota emitida pelo governo do Estado dá conta de que a Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SPAF) lamenta a decisão da empresa Azul Linhas Aéreas em suspender suas operações no Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi – Jaguaruna. “O anúncio feito se soma a comunicação do início do mês de janeiro em suspender as operações no Aeroporto Regional da Serra Catarinense, em Correia Pinto”, diz o documento.

 

O manifesto da SPAF ainda assinala que conforme divulgado pela empresa, a decisão faz parte de um contexto econômico nacional e internacional (alta do dólar, falta de aeronaves e taxas de ocupação-rentabilidade), que inclui a suspensão em mais de 20 destinos do país e não tem nenhuma relação com as condições dos aeroportos.

 

“Apesar da Secretaria não ter nenhuma atuação direta sobre a regulação aérea no Brasil, condição esta que é de competência dos órgãos federais, a SPAF tem mantido conversações com a Azul e com as empresas GOL e Latam para que possam assumir as rotas que estão sendo suspensas. O governador Jorginho Mello tem se envolvido pessoalmente nestas discussões e na busca por soluções e alternativas para que tais regiões não fiquem sem estas conexões”, completa a nota.

 

Destinos que terão voos suspensos:

Campos e Cabo Frio (RJ);

Correia Pinto e Jaguaruna (SC);

Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE);

Mossoró (RN);

São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI);

Rio Verde (GO);

e Barreirinha (MA).

 

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis