sexta-feira, 29 novembro, 2024
Ultimas noticias

Gosto e dedicação pela matemática

Na disputa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2017, Ynaiá dos Santos Sauter e Nicole dos Santos de Souza, se destacaram. A dupla obteve a medalha de ouro, devido ao excelente desempenho na prova do ano passado. Juntamente às alunas da rede municipal de Içara, ênfase também para o professor Amarildo Felício, mestre das estudantes e um dos educadores homenageados nessa edição. A premiação por esta conquista será recebida no próximo dia 2 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, durante o Congresso Internacional de Matemática.

“Eu adoro matemática e isso é algo que vem desde pequena comigo. Desde meus três anos eu gostava muito de números, então fui desenvolvendo este gosto pela matemática”, relata Ynaiá. “Também gosto muito de matemática. Vejo ela como algo muito importante, tanto que sempre foi a matéria que me dediquei mais, criei um amor mesmo”, complementa Nicole.

A partir desse gosto, para chegarem a resultados positivos, como a premiação nacional, foi ampliada a busca pelo aperfeiçoamento. Elas sempre participaram de atividades de contra turno escolar, frequentando as aulas do período normal, mas também estudando em grupos de matemática, além de continuar o estudo em casa.

Ynaiá cursa o oitavo ano do ensino fundamental e está participando da edição 2018 da Obmep, representando novamente a escola Quintino Rizzieri. Ela avançou para a segunda fase da competição, juntamente com outros alunos da unidade escolar do bairro Jardim Elizabete. Já Nicole, como neste ano ingressou no ensino médio, precisou deixar a escola, mas o amor pela matemática a auxiliou a entrar no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), sendo aprovada em primeiro lugar. O curso escolhido foi o de Mecatrônica.

Diferente do trio, muitas pessoas não demonstram interesse por esta área. “Há alguns alunos que são diferenciados, mas a gente sabe que nem todos, porém é importante que eles também se dediquem aos estudos, porque a matemática é muito importante”, considera Felício.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis