sexta-feira, 29 março, 2024
Ultimas noticias

Retirada de redutores fora de cogitação

A morte registrada na madrugada do último domingo, após colisão contra um redutor de velocidade, do tipo ilha (fixado no meio da pista, alterando o trajeto original), no bairro Vila Nova, em Içara, fez novamente surgir a discussão quanto à possibilidade de retirada desses equipamentos, em especial ao longo da rodovia Paulino Búrigo (SC-445). Entretanto, a possibilidade de retirada é descartada neste momento pelas autoridades.

“Não há qualquer possibilidade de a gente retirar esses redutores de velocidade. Não programamos isso. Já vieram alguns pedidos formais e muitos outros informais para que fizéssemos a retirada deles, mas nesses casos eles apresentam mais segurança do que insegurança. Então nós não temos a ideia de retirá-los”, comenta o superintendente Regional Sul do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Lourival Pizzolo.

Em um trecho de 15 quilômetro, há cinco redutores de velocidade neste formato. Dessas ilhas, duas estão instaladas na região central de Içara; uma no bairro Vila Nova, onde ocorreu o acidente fatal; uma no bairro Pedreiras e outra na comunidade de Lagoa dos Freitas, essas duas últimas no município de Balneário Rincão. 

Segundo Pizzolo, há muitas regiões em que há a solicitação para a colocação deste tipo de equipamento. “Há muita gente que pede para instalar esses redutores, porque sabem que gera segurança. Se fôssemos instalar em todos os lugares que nos pedem, a velocidade seria muito reduzida. E se tirarmos esses redutores que estão instalados já há décadas, essas mesmas pessoas que pedem a retirada pediriam a instalação de redutor de outro modelo, o que geraria um grande custo para o Estado, por algo que já existe para garantir a segurança”, aponta.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis