quinta-feira, 28 março, 2024
Ultimas noticias

Proprietários de veículos terão que fazer inspeção veicular a cada dois anos

Além da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do licenciamento dos veículos (emplacamento), os motoristas vão ter que se preocupar com a inspeção veicular. Ela passará a ser obrigatória a cada dois anos, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Nesta inspeção serão analisadas diversas questões, como de ruídos, dos gases que saem no escapamento, se está acima do limite; vai analisar as condições do pneu; do sistema de freios; assim como de todos os dispositivos de segurança”, comenta o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) de Criciúma, Alberto Miguel.

Conforme consta na resolução, a exigência terá um prazo para ser implantada: a inspeção deve tornar-se obrigatória no máximo até o dia 31 de dezembro de 2019. “Porém, cada órgão de trânsito estadual tem até o dia 1º de julho de 2018 para apresentar o cronograma de implementação”, detalha o instrutor.

Quanto ao preço, todas as cidades do Estado devem praticar o mesmo valor, porém ainda não está definida a quantia, pois depende de levantamentos de gastos. A inspeção já acontece atualmente, mas é exigida apenas em caso de transferência do veículo.

De acordo com o instrutor de trânsito, com base na resolução e no código de trânsito, os motoristas que não realizarem a inspeção regular de seu veículo sofrerão penas, entre elas o enquadramento como infração grave. “Isso é equivalente a cinco pontos no prontuário do condutor e multa de R$ 195”, informa Miguel.

A realização da inspeção se tornará um pré-requisito para o licenciamento anual e precisará ser realizada por todos os tipos de veículos automotores. “Tendo um olhar voltado ao legislador, obviamente a ideia está em tirar veículos em péssima condições de circulação e aumentar a segurança no trânsito”, afirma o instrutor.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis