Pensando no futuro

    35

    Esses últimos meses tem sido marcado pelo escândalo da Operação Lava-Jato e a postura do governo de aumentar impostos e cortar orçamento destinado a educação fazendo exatamente o contrario do que foi dito nas eleições. Isso vai reduzindo a confiança no poder público e coloca em duvida a capacidade dele administrar suas contribuições previdenciárias. 

    E quando se fala em aposentadoria, as pessoas costumam ter confiança na Previdência Social. Porém a medida que o gasto com aposentados começa a exceder a arrecadação, o governo altera algumas regras para equilibrar as contas. O déficit da Previdência já está em mais R$51 bilhões.

    O contribuinte deve ter em mente que não pode confiar toda a sua renda da aposentadoria na Previdência. Ela deve ser apenas um complemento para conseguir manter seu padrão de vida no momento em que se aposenta. Parte da renda atual deve ser destinada a esse fim e não se iluda com poupança, ela tem tido dificuldade em passar a taxa de inflação (ganhos reais). Para isso existem outros produtos financeiros destinado a aposentadoria, como a Previdência Privada.

    Lembre-se que o dinheiro está para nos servir, ele que é responsável por grande parte do nosso bem-estar.