Os alimentos e suas cores

    69

    Todos já sabem que quanto mais colorido for o prato, melhor e mais saudável ele é, mas você sabe por que nós, Nutricionistas, insistimos nessa informação?

    Grande parte das propriedades dos alimentos pode ser notada através da sua cor, pois ela é determinada pela presença de pigmentos que, mais do que colorir e deixar o alimento bonito, realiza grandes e importantes funções em nosso corpo, principalmente na prevenção e proteção do organismo contra doenças infecciosas. 

    Logo, uma dieta colorida tem mais chances de ser saudável, já que a possibilidade de você estar ingerindo maior variedade de nutrientes é bem grande!!

    Veja agora o que cada cor nos oferece:

    Vermelho: Nos oferece carotenóides que ajudam a fortalecer os olhos, a pele, é bom para o coração, memória e previnem o câncer através do licopeno. 

    Fonte: acerola, tomate, goiaba, maçã, melancia, cereja, pimentão vermelho…

    Laranja: Rico em carotenóides e vitamina C, que é um poderoso antioxidante e age como protetor celular. Ajuda a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico. 

    Fonte: Abóbora, ameixa amarela,  caju, carambola, caqui, cenoura, damasco, laranja, mamão…

    Roxo: Nele encontramos niacina (Vitamina B), minerais, potássio e também Vitamina C. Ajuda a manter a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo, além de retardar o envelhecimento e prevenir doenças cardíacas. 

    Fonte: ameixa preta, azeitona preta, uva, berinjela, beterraba, figo, jabuticaba, repolho roxo, alface roxa.

    Verde: Rico em cálcio, fósforo e ferro, promove o crescimento e ajuda na coagulação sanguínea, evita o cansaço mental, auxilia na produção de glóbulos vermelhos no sangue e fortalece os ossos e dentes. 

    Fonte: abacate, alface, brócolis, couve, chuchu, kiwi, limão, mostarda, pepino, repolho, salsa, vagem.

    Branco: Encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na produção de energia e no funcionamento do sistema nervoso e na inibição do aparecimento de coágulos na circulação do sangue. 

    Fonte: aipo, alho, batata branca, cebola, cogumelo, couve-flor, nabo, pêra e pinhão.

    Espero que essas informações ajudem a tornar suas refeições ainda mais  coloridas e saudáveis!!!

    Mande sua sugestão pelo email: [email protected]