Home Geral Imaruí conhece Família Acolhedora de Içara

Imaruí conhece Família Acolhedora de Içara

12
COMPARTILHAR

Família Acolhedora de Içara se tornou referência para municípios catarinenses. No mês passado, técnicos da cidade de Caçador estiveram na cidade conhecendo o programa, que também é modelo para o Ministério do Desenvolvimento Social. Na tarde de segunda-feira, dia 6, foi a vez dos profissionais de Imaruí.

O município buscar reimplantar o projeto que parou de atender o cidadão e 2007. “Buscamos informações em Içara em função do trabalho de excelência realizado na cidade e muito bem recomendado pelos conhecedores da área”, explica a secretária de Promoção Social da cidade visitante, Sabrina Feliciano da Conceição, que esteve acompanhada da assistente social Ana Cláudia Soares dos Santos e da psicóloga, Deise May Arona Velane.

“O trabalho funciona em rede com a parceria de vários setores. A troca de experiência com outras cidades, que têm nosso trabalho como referência, nos dá a sensação de dever cumprido mesmo sabendo que muito vem sendo feito e pode ser feito. E esse é o nosso objetivo, zerar o número de crianças em acolhimento. Hoje são apenas dois, mas já tivemos 46 acolhidos”, ressalta o psicólogo do programa, Luis Claiton, acrescentando que quando o retorno acontece toda família continua recebendo acompanhamento por seis meses.

“Em Içara temos, atualmente, cinco famílias acolhedoras cadastradas. Além do acompanhamento de profissionais, oferta de qualificação profissionais e atividades extra escolar para as crianças e adolescentes a equipe promove encontros com as famílias bimestralmente e ainda organiza reuniões individuais sempre que necessário. As atividades são feitas com os acolhidos e com os acolhedores, pois essa é uma maneira de fortalecermos os vínculos e mantermos a proximidade”, pontua a secretária de Assistência, Juci Fernandes.

Além da secretária de Assistência Social de Içara também participaram do encontro a assistente social Gisele Guedin, a coordenadora do Creas Priscila Fernandes e a pedagoga do Programa Família Acolhedora, Ana Maria da Rosa Pereira. Içara receberá ainda visita de profissionais da cidade de Forquilhinha.

 

Colaboração: Imprensa PMI