Home Geral Imaruí conhece Família Acolhedora de Içara

Imaruí conhece Família Acolhedora de Içara

8
COMPARTILHAR

Família Acolhedora de Içara se tornou referência para municípios catarinenses. No mês passado, técnicos da cidade de Caçador estiveram na cidade conhecendo o programa, que também é modelo para o Ministério do Desenvolvimento Social. Na tarde de segunda-feira, dia 6, foi a vez dos profissionais de Imaruí.

O município buscar reimplantar o projeto que parou de atender o cidadão e 2007. “Buscamos informações em Içara em função do trabalho de excelência realizado na cidade e muito bem recomendado pelos conhecedores da área”, explica a secretária de Promoção Social da cidade visitante, Sabrina Feliciano da Conceição, que esteve acompanhada da assistente social Ana Cláudia Soares dos Santos e da psicóloga, Deise May Arona Velane.

“O trabalho funciona em rede com a parceria de vários setores. A troca de experiência com outras cidades, que têm nosso trabalho como referência, nos dá a sensação de dever cumprido mesmo sabendo que muito vem sendo feito e pode ser feito. E esse é o nosso objetivo, zerar o número de crianças em acolhimento. Hoje são apenas dois, mas já tivemos 46 acolhidos”, ressalta o psicólogo do programa, Luis Claiton, acrescentando que quando o retorno acontece toda família continua recebendo acompanhamento por seis meses.

“Em Içara temos, atualmente, cinco famílias acolhedoras cadastradas. Além do acompanhamento de profissionais, oferta de qualificação profissionais e atividades extra escolar para as crianças e adolescentes a equipe promove encontros com as famílias bimestralmente e ainda organiza reuniões individuais sempre que necessário. As atividades são feitas com os acolhidos e com os acolhedores, pois essa é uma maneira de fortalecermos os vínculos e mantermos a proximidade”, pontua a secretária de Assistência, Juci Fernandes.

Além da secretária de Assistência Social de Içara também participaram do encontro a assistente social Gisele Guedin, a coordenadora do Creas Priscila Fernandes e a pedagoga do Programa Família Acolhedora, Ana Maria da Rosa Pereira. Içara receberá ainda visita de profissionais da cidade de Forquilhinha.

 

Colaboração: Imprensa PMI