Home Geral Içara recebe medalha de prata no programa SC Resiliente

Içara recebe medalha de prata no programa SC Resiliente

77

A Defesa Civil de Içara recebeu nesta semana a medalha de prata no programa SC Resiliente, sendo um dos 18 municípios catarinenses que foram premiados nesta categoria. O projeto tem o objetivo de fortalecer a cultura de resiliência a desastres no estado, favorecendo a atuação municipal de forma prática e participativa. A ação busca ainda a resiliência dos municípios, por meio de ações de redução de riscos de desastres, pautadas no incentivo direto e reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina.

O trabalho em Içara é conduzido pelo coordenador municipal do órgão, Simão Custódio, e pelo secretário da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Içara, Vitor Cardoso Dutra. “Esta classificação só foi possível pelo trabalho em conjunto com a Defesa Civil Estadual e as demais secretarias do município que não poupam esforços em atender as demandas solicitadas por nós. Encerrado este ciclo, agora iremos trabalhar para que possamos atingir a classificação ouro no próximo ciclo a ser iniciado pelo Governo Estadual”, disse Dutra.

O ciclo 2020-2021 do programa SC Resiliente contou com a adesão de 114 municípios catarinenses, destes 87 completaram o ciclo e foram certificados. Apenas um município obteve categoria ouro, 18 municípios categoria Prata, 64 municípios na categoria Bronze e 4 municípios com certificados de participação. “Em tempos de agravamento e diversificação dos riscos e desastres, no contexto de comprovadas e imprevisíveis alterações climáticas, é fundamental ampliar os esforços no sentido de fortalecer o alcance de uma nova cultura de resiliência”, completou o secretário. 

Colaboração: Decom PMI