quinta-feira, 28 março, 2024
Ultimas noticias

Horto Municipal preserva 20 espécies de plantas

Um lugar cheio de verde e ar puro. Este é o Horto Florestal de Içara, localizado na comunidade de Morro Bonito, em Segunda Linha. Além de refúgio para quem gosta de estar próximo à natureza, o espaço reforça o paisagismo da cidade, colabora com a preservação do meio ambiente e contribui na educação de crianças e adolescentes. “São quase 38 hectares e cerca de 20 espécies de árvores e flores”, considera a engenheira agrônoma, Ana Paula Zanolli.

Há 14 anos o horto preserva espécies como ipês, jacarandás, paineiras, pés de rosário e palmeiras reais. “Temos árvores desde nativas até as exóticas. Conservamos o máximo que conseguimos”, destaca Ana Paula. Entre as flores, estão petúnias, sálvias, bocas de leão e flores de mel. Boa parte da produção de árvores e de flores é destinada ao paisagismo do município. “São distribuídas para diferentes lugares em toda a cidade, nos canteiros, nos trevos, nas praças, nas repartições públicas, nas escolas, nas unidades de saúde, entre outros lugares, sempre buscando deixar a cidade mais bonita”, coloca.

O local também é utilizado para a realização de educação ambiental aos estudantes. A ação ocorre principalmente através de uma trilha que foi formada no local, onde os alunos ao caminharem contam com a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as espécies. “Esta é uma ação que ocorre sempre com agendamento, em turmas. As escolas nos procuram e sempre fica alguém realizando o acompanhamento e explicando como tudo se trata”, finaliza Ana Paula.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis