Home Geral Fruta exótica será comercializada em feira no Rincão

Fruta exótica será comercializada em feira no Rincão

125

A produção agrícola de Balneário Rincão chama atenção devido à sua diversidade. Além da produção de hortaliças, carne, mel, pesca e demais atividades, uma produtora apostou no cultivo da pitaia, fruta nativa do México, América Central e América do Sul. A fruta exótica estará entre os produtos comercializados na Feira da Agricultura Familiar.

Dos 280 pés de pitaia cultivados por Pierina Crocetta, em Pedreiras, 38 estão em plena produção, abastecendo uma fatia do mercado local. Para os próximos dois anos, o objetivo é ampliar a comercialização da fruta, com todo o pomar produzindo.

A pitaia nasce em um tipo de cactus e no Brasil tem sua safra de dezembro a abril. Na propriedade de 6,8 hectares, Pierina vislumbra atingir a marca de 5 mil pés nos próximos anos. “Quando conheci a pitaia, há dez anos, vi que era uma fruta cheia de benefícios, de fácil produção e de boa lucratividade, então comecei com um pé e hoje continuo ampliando”, explica a produtora rural.

O projeto desenvolvido pela Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura, Pesca, e Meio Ambiente está em fase final de organização e deve iniciar em abril. Os interessados devem procurar a secretaria de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Ela está localizada na Rua Jaguaruna, Centro (antiga sub-prefeitura). Mais informações pelo telefone 3468-4907.

 

Colaboração: Lariane Cagnini/Prefeitura de Balneário Rincão