Home Geral Festa em Honra a São Donato: tradição e fé envolvem os içarenses

Festa em Honra a São Donato: tradição e fé envolvem os içarenses

71
Foto: Jornal Gazeta

Os preparativos para a festa em honra ao padroeiro de Içara, São Donato, movimenta a cidade e envolve os fiéis com muita religiosidade. Já são 72 anos de festividade que atrai, anualmente, muitas pessoas. Segundo o pároco, padre Antonio Madeira, a organização começou os trabalhos em fevereiro.

“A estrutura para a festa em honra a São Donato está toda configurada. Basta, agora, esperar a participação de todos os fieis, devotos de São Donato, membros das comunidades da cidade içarense para prestigiarem essa festa que foi pensada desde o início de fevereiro por muitas mãos: festeiros e lideranças das 14 comunidades da paróquia São Donato”, destacou padre Antonio Mendes.

Ele ainda assinala: “A nossa parte, do ponto de vista humano, nos realizamos. Pensamos em tudo com muito emprenho, muito amor e carinho, acreditando que a festa é um espaço de evangelização, um espaço onde se promove a fraternidade e o encontro; o lugar onde se configura uma nova comunidade a partir dos valores provenientes do evangelho”.

O padre também fala do que esperam para o evento. “Nossa expectativa é que, por meio da festa de são Donato, de todas as atrações organizadas, de todos os momentos que teremos, possamos oferecer uma nova vida, uma oportunidade de uma nova configuração para tantos que estão caminhando, muitas vezes, sem horizonte, desanimados, sem rumo, àqueles que muitas vezes duvidam da fraternidade, duvidam do valor da vivencia em comunidade. Queremos apresentar, por meio da festa da festa de São Donato, que é possível formar  uma nova sociedade alicerçada nos valores do encontro, do diálogo e da familiaridade”.

Diante de uma vasta programação religiosa e cultural o pároco faz um convite especial. “Estamos de braços abertos para acolher a todos. Temos uma bela programação para qual todos são convidados a participar: celebrações, momentos de espiritualidade, trasladação, tratoraço, benção aos agricultores, momento da convivência na praça, e o bonito festival das etnias que casou perfeitamente com esse momento, pois veio para agregar e enriquecer a festa em honra ao nosso padroeiro. Aguardamos a todos com muita alegria e entusiasmo para que seja, de fato, um momento único”, ressaltou o padre Antonio Madeira.

Alexandra Cavaler – Redação Içara News