Home Geral Festa de São Donato terá nove dias de celebração

Festa de São Donato terá nove dias de celebração

547
COMPARTILHAR

A Festa de São Donato é um dos eventos mais tradicionais de Içara, desde a sua religiosidade, até o volume de ações e de pessoas envolvidas em sua realização. Faltando menos de um mês para as festividades do padroeiro, os organizadores definem os últimos detalhes. Este ano o evento terá duração de nove dias, iniciando em 30 de julho até 7 de agosto, no feriado municipal.

“A proposta da festa é sempre despertar e desenvolver a religiosidade das pessoas durante todos esses dias festivos, que neste ano vai começar em uma semana e terminar na outra. Serão dias de muita fé, de oração, de alegria, com as pessoas envolvidas nas celebrações, nas caravanas, em todas as atividades desenvolvidas”, coloca o pároco Antônio Vander.

Uma novidade instituída na festa de 2014 e que vem ganhando corpo a cada ano é a paramentação do santo. A cada temporada, uma família tem o privilégio de realizar a troca das vestimentas da imagem, situação que é realizada logo no primeiro dia do evento. “Este ano será a família Búrigo, de Túlio Búrigo, que aceitou zelar por São Donato”, informa o sacerdote.

Programação religiosa

A festividade iniciará no dia 30, às 10h, com a Santa Missa e bênção aos motociclistas, celebrada pelos padres Antônio Vander e Antônio Júnior. Em seguida, haverá a Romaria dos Motociclistas em direção ao Santuário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, em Morro Bonito. Já às 18h, haverá a procissão de São Donato, saindo do hospital que carrega o nome do santo, seguida da paramentação e da missa de abertura da Semana do Avivamento.

Nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto haverá, à noite, caravana e celebração. Já no dia 3 serão três missas, às 7h, às 12h30 e 19h30, finalizando o dia com o Evangeliza Show. No dia 4 haverá missas à tarde e à noite, também com caravanas. No dia 8, caravana e santa missa no período noturno.

No dia 6 de agosto haverá missa durante a manhã e à noite, sendo que no período noturno mais uma vez será precedida por caravana. E o dia 7 de agosto será repleto de festejos, incluindo alvorada, caravana, bênção de veículos, santas missas, almoço, além da já tradicional “Domingueira Santa”.

Parque de diversões e Feira de Indústria e Comércio

Como de costume, a festa contará com a presença do parque de diversões, da Feira de Indústria e Comércio (FIC), além de apresentações culturais. Esses três adicionais, porém, devem ser realizados nos últimos dias de festa, iniciando em 3 de agosto e seguindo até o dia 7. “Temos a perspectiva para a exposição de gados, de carros antigos, que são ações que ajudam a tornar a festa cada vez maior. É uma festa muito dinâmica, de alegria”, finaliza o pároco.

 

Especial Jornal Gazeta

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here