quinta-feira, 28 março, 2024
Ultimas noticias

Falta de mobilidade impõe desafio diário

Basta andar pelas ruas de Içara, seja na região central ou em outros bairros, para ver que as questões de mobilidade são deficitárias. Calçadas, por exemplo, em muitos casos são tomadas de buracos. Se para uma pessoa com visão normal isso gera dificuldades, para quem sofre com a falta dela a locomoção vira um desafio diário. É o que conta o aposentado Manoel Pedro Agostinho, de 77 anos, deficiente visual.

“Falta muito para que a cidade seja realmente adaptada para quem é cego ou também quem é cadeirante. Muitas coisas evoluíram ao longo desses anos, mas essa questão de mobilidade muito pouco mudou. Não se tem o respeito que se deveria ter com quem é cego, e não é somente Içara. Várias outras cidades também não estão adaptadas”, considera o aposentado.

Atualmente, ele reside com a esposa na comunidade do Jardim Elizabete. Com a proximidade com o Centro de Içara, Agostinho frequentemente se desloca sozinho, acompanhado apenas de sua bengala. E desta forma, sabe os riscos que está correndo. “Içara somente tem duas pessoas cegas que andam na rua normalmente de bengala. As demais pessoas cegas ficam em casa ou saem somente acompanhadas, então talvez seja por isso que não se tenha um trabalho especial. Já reclamamos bastante, mas nada muda”, declara.

Sem projeto para solucionar o problema

No momento, o município não possui nenhum projeto amplo para promover uma repaginação completa das vias públicas, visando a mobilidade voltada a deficientes visuais e outras pessoas que têm algum tipo de dificuldade ao se locomover. “Buscamos resolver este problema aos poucos. O que acontece, por exemplo, é que agora quando há novas calçadas, se exige a colocação de guias, assim como nas existentes estamos buscando retirar os obstáculos e deixar adaptadas para esse tipo de pessoa”, afirma o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Júnior.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis