Home Geral Escritor içarense receberá Troféu Açorianidade

Escritor içarense receberá Troféu Açorianidade

60
COMPARTILHAR

Amante incondicional da leitura e pesquisa açoriana, os livros colorem o mundo de João Nabor Teixeira. E foi este amor à leitura e a família que deram origem a pesquisa para a realização da obra: “Os Náufragos – Saga açoriana no Brasil Meridional”, em parceria com a escritora Elza de Mello Fernandes. Esta semana, o içarense foi eleito, em cerimônia realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para receber o Troféu Açorianidadade Ilha Graciosa, que homenageia o pesquisador da cultura açoriana do Estado de Santa Catarina.

Teixeira também teve participação nas pesquisas dos livros Açorianos 4, com o sub titulo “Trajetória açoriana para o Brasil. Em Içara, lançou junto com a Academia Içarense de Letras o Livro Antologia com artigo, Armação Baleeiras em Santa Catarina.  “O Troféu Açorianidadade tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas, em prol da cultura de base açoriana do Estado de Santa Catarina. Com este troféu, que é entregue anualmente, o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) tem procurado reconhecer a dedicação destas pessoas e instituições no zelo, em prol da causa da cultura açoriana”, destaca o presidente do NEA, Francisco do Vale Pereira.

A escolha dos profissionais, empresas e instituições que receberão os troféus foram feitas pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos na terça-feira, no dia 10. O conselho é formado por 56 representantes de Prefeituras, Universidades Regionais e Fundações Culturais que atuam no litoral catarinense. Tem assento, também neste Conselho, SETUR, IPUF, SANTUR, Arquivo Público, e Consulado Honorário de Portugal. “Os componentes do Conselho Deliberativo têm o direito de fazer as indicações e posteriormente participarem da eleição dos agraciados. A entrega será realizada no dia 31 de outubro, em Palhoça”, ressalta a presidente da Fundação Municipal de Cultura e Esportes, Maria Tereza Chagas.

 

Colaboração: Imprensa PMI

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here