quarta-feira, 27 março, 2024
Ultimas noticias

Efias proporciona alegria e diversão na terceira idade

“Às vezes, a gente volta a ser uma verdadeira criança”, comenta a aposentada Veranda Ghisleni, de 94 anos. Com sorriso no rosto e imensa alegria, ela fala sobre a participação nos grupos da terceira idade, em ações promovidas pela Entidade Feminina Içarense de Assistência Social (Efias). Na tarde dessa segunda-feira, dona Veranda participou de atividades no grupo do Centro.

Há pelo menos dez anos, a gaúcha de Passo Fundo vem participando desses grupos, que trabalham com os idosos das mais diversas formas, objetivando que eles mantenham uma vida saudável, física e mentalmente. “É um prazer enorme, é uma verdadeira alegria, é tudo de bom. Não tem nada melhor”, garante. Ela também participa no grupo do bairro Nossa Senhora de Fátima

Quem também todas as segundas-feiras marca presença no grupo é Vanir Pacheco, de 72 anos. Ela não mora mais em Içara, atualmente está em Criciúma, mas estar na cidade e fazer parte das ações a motivam ao deslocamento todas as semanas. “O entrosamento com as demais companheiras é muito bacana e até pretendo, se possível, começar a participar mais do que uma vez por semana. O pessoal da Efias faz um trabalho que faz a diferença para nós que estamos na terceira idade”, justifica.

Para desenvolver as atividades, a entidade conta com parcerias, como por exemplo da Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE), que encaminha professores para ações de dança sênior e capoeira. “Nosso foco é não deixar as pessoas pararem, é fazer com que elas se mantenham ativas” ressalta a presidente da entidade, Rosa Maria da Silva Santos.

O trabalho da Efias nem sempre foi da forma como é desenvolvido atualmente. Por muito tempo, a entidade ficou responsável também por algumas creches do município, até que o serviço ficou totalmente sob responsabilidade da Secretaria de Educação. A partir de então, buscou-se intensificar o trabalho com os grupos da terceira idade, que hoje atendem cerca de 300 idosos em nove núcleos.

“No próximo dia 9 será o nosso aniversário e haverá uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Içara em homenagem ao trabalho que é prestado, homenageando os fundadores, as pessoas que se dedicaram, entre outros”, cita a presidente, ressaltando que Içara foi pioneira nesse tipo de trabalho, implantado durante a década de 1970. “Era um trabalho que já existia em Florianópolis, mas no interior do Estado não havia nada. Fomos os primeiros.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis