sexta-feira, 19 abril, 2024
Ultimas noticias

Centro de Castração já fez mais de 2 mil procedimentos

Inaugurado no final de 2015, o Centro de Castração Francisco de Assis, localizado na comunidade de Morro Bonito (Segunda Linha), em Içara, completa dois anos de atividade nesta quinta-feira, realizando procedimentos em animais resgatados nas ruas ou pertencentes a famílias de baixa renda.

Segundo a responsável pelo local, Mariah Freitas, mais de duas mil castrações já foram realizadas. “Houve um período em que o Centro infelizmente ficou fechado, porque houve furto e até ter os materiais novamente levou um tempo. Mas mesmo assim, a gente já conseguiu passar das duas mil castrações”, comemora.

“Realmente está correspondendo a tudo o que foi planejado. Um exemplo disso é que antes havia muita reclamação de abandono, principalmente em frente a agropecuárias. Isso foi algo que diminuiu”, ressalta a médica veterinária.

Ela, entretanto, lembra que nesse tipo de projeto os efeitos são a longo prazo. “Quando falamos isso, é coisa de dez, 15 anos, para que possamos realmente sentir os efeitos. Mas já em um primeiro momento, temos uma sensação muito boa”, coloca.

Na visão de Mariah, as pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de ter o controle com a castração de animais. “Claro que o nosso trabalho é algo que dificilmente será o suficiente. Sempre terá mais e mais para fazer, mas pelo menos estamos ao longo desses dois anos dando um passo muito importante e vemos que a cidade compreendeu isso”, pontua.

Na segunda-feira são realizadas castrações de animais de rua. Na terça-feira, o atendimento é voltado para animais trazidos por famílias agricultoras. Na quarta-feira, destina-se às ONGs. E na quinta-feira, a animais de pessoas inscritas no CadÚnico da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“O único dia em que não é realizada a castração é na sexta-feira, mas as atividades no Centro continuam. Neste dia realizamos a limpeza geral, fazemos um controle bem abrangente de tudo, que é uma norma para que possamos manter os trabalhos no local”, explica a veterinária.

As pessoas que têm interesse em levar seu animal para castrar devem fazer a inscrição na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, situada no Centro de Içara. Neste momento, apresentando um comprovante de residência, é feito o agendamento da data.

 

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis