sexta-feira, 19 abril, 2024
Ultimas noticias

Caminho Sagrado: começa na sexta-feira a caminhada experimental da mais nova rota de peregrinação do Brasil

Inicia nesta sexta-feira (08) pela manhã, no espaço Oikos, zona rural de Criciúma, a caminhada experimental da mais nova rota de peregrinação do Brasil, localizada no sul de Santa Catarina. Trata-se do “Caminho Sagrado”, um circuito de sete dias com 170 km partindo de Criciúma, com pernoites em Nova Veneza, Treviso, Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Içara e retornando ao ponto de partida. Além destas cidades, o trajeto ainda atravessa por Siderópolis, Treze de Maio e Forquilhinha.

Berço de dezenas de peregrinos que já fizeram o caminho de Santiago e de centenas de apreciadores de grandes caminhadas, a região sul do estado agora acolhe o circuito Caminho Sagrado, que está em fase de implantação. Recentemente, houve um encontro do Conselho de Voluntários, onde as primeiras decisões foram tomadas, como a unanimidade do nome. Nesta reunião, também, foram criados grupos de trabalho e seus responsáveis: Comunicação (André, Bressan, Mhanoel e Zanete), Trajeto e parcerias (Cleiton, Humberto, Laércio, Neka e Zico), Sinalização (Beto e Robinho), Padrinhos/madrinhas (André, Neka e Mhanoel).

Uma das primeiras questões do Grupo de Voluntários, além do nome, foi a decisão do propósito do Caminho Sagrado. São eles: espiritualidade, redescoberta, reconexão e transformação. A ideia dos voluntários é usar o denso, a experiência de peregrinar, para acessar o sutil de forma leve e prazerosa. O grupo comenta que o caminho vai oferecer o que a região tem de melhor, que são suas belezas naturais, a história e a cultura, a culinária e a hospitalidade.

De acordo com o Conselho de Voluntários, como o próprio nome diz, o Caminho Sagrado não tem fins lucrativos e é mantido somente por voluntários. Tanto que está aberto para sugestões e para novos apoiadores que podem servir como “padrinho/madrinha”, cuidando do trajeto e dos peregrinos, assim como “vizinho/vizinha”, acolhendo os peregrinos que vão passar próximos às suas propriedades.

A Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC), com sede em Florianópolis, é a primeira entidade oficial a reconhecer e apoiar o Caminho Sagrado.

Pernoites

Anote os dias e o locais de pernoites no caminho experimental do Conselho de Voluntários do Caminho Sagrado:

– Primeiro dia (8/10 – sexta-feira:
. Criciúma (Oikos) x Nova Veneza (Casa das Irmãs) | 17km
–  Segundo dia ( 9/10 – sábado):
. Nova Veneza x Treviso (Pousada Ferrero) | 25 km
– Terceiro dia (10/10 – domingo):
. Treviso (Pousada Ferrero) x Urussanga (Pousada Alice) | 29 km
– Quarto dia (11/10 – segunda-feira):
. Urussanga (Pousada Alice) X Pedras Grandes – Azambuja – (Pousada da Imigração) | 23 km
– Quinto dia (12/12 – terça-feira):
. Pedras Grandes (Pousada da Imigração) x Morro da Fumaça (Parati Hotel) | 30 km
– Sexto dia (13/10 – quarta-feira):
. Morro da Fumaça (Parati Hotel) X Içara (Vob Hotel) | 22 km
– Sétimo dia (14/10 – quinta-feira):
. Içara (Vob Hotel) x Criciúma (Oikos) | 24 km

Colaboração: Comunicação – ” Caminho Sagrado “

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis