Vitória e Izabele têm a chance de estudar no maior conservatório de balé de Portugal.
Duas bailarinas da Fundação Cultural de Içara estão comemorando uma conquista internacional. Izabele Mariante do Nascimento, de 12 anos, e Vitória Cabreira Pellegrin, de 16 anos, foram aprovadas em uma seletiva do Conservatório de Dança Annarella, o maior conservatório de dança de Portugal. A seletiva foi online e teve mais de 200 concorrentes.
Segundo o professor e coreógrafo, Lucas Fernandes, ambas participam da Cia Jovem, a companhia de balé da Fundação Municipal de Içara. “As duas são talentos descobertos pelo projeto social da fundação. Temos muito orgulho e já sabíamos que isso ia acontecer. Elas são muito talentosas. Sempre dissemos às famílias que as duas não ficariam muito tempo por aqui”, comemora o professor.
Izabele, por ser mais jovem, foi aprovada para um curso de verão. Serão três meses, com bolsa de estudos garantida, para que ela estude e se prepare para uma seletiva no conservatório. Vitória foi aprovada para uma formação de três anos, também com bolsa de estudos. “A Vitória já havia sido aprovada para uma bolsa em Nova York, mas na época, por falta de recursos ela deixou de ir. Agora, está tendo uma nova chance e queremos muito que ela possa aproveitar esta oportunidade”, conta o professor.
Alunas precisam arrecadar dinheiro para viagem
Para conseguirem viajar e participar das formações, as alunas precisam levantar recursos. A estimativa inicial é que elas necessitarão de cerca de R$40 mil. “O estudo lá é gratuito, mas as duas precisarão se manter. Além dos gastos com passagens, terão gastos com hospedagem e alimentação, por exemplo. É um valor alto, mas acreditamos muito que é possível arrecadar. Não queremos que elas deixem de ir por falta de dinheiro”, destaca o professor.
A intenção é criar uma espécie de vaquinha virtual para receber doações para as duas bailarinas. A viagem deve acontecer no próximo semestre.
Colaboração: Karol Carvalho
