Maio é um mês especial para o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Içara e de Balneário Rincão (Geaai). A entidade comemora quatro anos de fundação, com algumas importantes conquistas. O aniversário será na próxima segunda-feira, dia 2, mas a celebração ocorrerá no final do mês, com a promoção da Semana Municipal de Adoção. .
“Nós sentimos nas pessoas, na rua, no dia a dia, que conseguimos inserir mais informações quando o assunto é adoção. Antes, as informações eram bastante restritas, mas hoje há bastante acesso e isso é muito importante. Quando começou o grupo, em 2012, foi com essa ideia, de ampliar a informação”, coloca a presidente do Geaai, Simone Luiz Cândido.
Entre as ações realizadas nesse sentido, de acordo com a integrante do grupo, esteve a distribuição de cartilhas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Içara e Balneário Rincão. “Os postos de saúde são espaços que abrangem um grande número de pessoas. Então, é um local em que conseguimos disseminar essas informações”, destaca.
Pedágio
No próximo dia 14, o Grupo de Apoio à Adoção realizará um pedágio na área central de Içara, com o objetivo de levantar recursos para que a entidade possa manter as atividades. A ação acontecerá durante o período da manhã, nas ruas Sete de Setembro e Marcos Rovaris.
“Nós já temos a ideia de fazer uma segunda edição do nosso livro, que traz as informações quanto à adoção. Mas, para isso, precisamos ter fundos. Além disso, há outras ações que geram algumas despesas e que, se tivermos um valor em caixa, nós vamos conseguindo cobrir”, diz Simone. “Tudo que a gente faz é através de patrocínio e algumas vezes até com recursos nossos”, acrescenta a presidente.
Semana Municipal de Adoção terá palestras
Em Içara, está marcado um evento para o dia 24 de maio, na Sociedade Recreativa Ipiranga, na área central da cidade. Enquanto isso, em Balneário Rincão, a data de realização do evento ainda não tem definição. Nos dois casos, a ideia é de que aconteça uma palestra, aberta a todas as pessoas interessadas.
“A princípio, nós trabalhamos com a possibilidade de dar uma amplificada nas explicações quanto à adoção e também programar um espaço para que se tenha depoimentos. Estamos buscando outras ações ainda. Devemos definir mais para frente como é que funcionará este evento”, conta Simone.
Especial Jornal Gazeta



















