Por Alexandra Cavaler
Os diabéticos de Criciúma e região já podem contar com mais um auxílio de peso. Foi fundada na noite de quarta-feira, dia 18, a Associação de Diabéticos de Criciúma. Na mesma ocasião houve uma plenária com eleição e posse da nova diretoria. De acordo com o presidente, Júlio Cesar Zavadil, um grupo de pessoas portadoras da doença já vem se encontrando há vários anos e agora resolveram formalizar a nova entidade.
“A gente formalizou a assembleia, elegemos a diretoria para que possamos criar uma personalidade jurídica e, enfim, termos a associação de diabéticos aqui. Nós já estamos fazendo esse trabalho, mas agora de forma oficial. Essa associação é um anseio da região há bastante tempo, pois é necessário ter uma entidade que dê visibilidade aos problemas dos diabéticos, à dificuldade que eles têm para conseguir as medicações, e todos os problemas que são decorrentes desse mal e que afeta o mundo inteiro. Inclusive, nós temos um grupo por meio do qual conversamos, trocamos informações e ajudamos as pessoas acometidas por esse problema de saúde”, explicou Zavadil.
O primeiro presidente da associação de diabéticos de Criciúma ainda ressalta que criar uma personalidade jurídica possibilitará a efetivação de projetos voltados ao problema. “Criar o CNPJ nos dará a possibilidade de tirar projetos do papel, buscar insumos melhores, uma tecnologia melhor de tratamento para os diabéticos, discutir já a partir de janeiro, com a Secretaria de Saúde, a disponibilização do sensor Libre pela rede publica municipal. Tudo isso para que tenhamos mais qualidade de vida, não apenas Criciúma, mas os diabéticos de toda a Região carbonífera”, revelou Zavadil.
Diretoria
Presidente – Júlio Cesar Zavadil
Secretaria Administrativa – Losinete Bez Fontana da Silva
Secretario de comunicação – Pedro Antônio da Rosa Brunel Alves
Secretaria geral – Camila Pedrina Nobre de Oliveira
Tesoureiro – Antônio Manoel de Medeiros
Diretora de projetos – Cristina Juliani Ruchert
Conselho fiscal – Katia Regina Duarte Ramos Silvano
Conselho fiscal – Verônica Canarim de Menezes
Conselho fiscal – Rafael Santos de Moura
Conselho administrativo – Danubio Alves da Silva Junior
Conselho administrativo – Miguel Mário Nápoli
Conselho administrativo – Fabrícia Schaucoski Canarim
Conselho administrativo – Salésio Augusta
Colaboração: jornal Tribuna de Notícias