Faz mais de um mês que o inverno teve início, no entanto, os moradores da região sul de Santa Catarina ainda não sentiram o frio intenso, como havia sido registrado nos anos anteriores. Um dos fatores dessa mudança é o El Niño, no Oceano Pacífico. Porém, a situação deve mudar neste fim de semana. Uma massa de ar gelado chegou à região na quinta-feira e deve seguir até a próxima terça-feira. “No ano passado, nesta época estaria nevando em todas as partes altas do estado e agora, isso não está acontecendo. Mas para quem gosta de frio, esses dias serão bons. Não será aquele frio intenso, mas as temperaturas estão mais baixas do que nos últimos dias”, informou o climatologista do Epagri/Ciram, de Urussanga, Márcio Sônego.
A previsão é de que nesta sexta-feira, a temperatura inicie em 6ºC e chegue a 16ºC durante o dia. Situação que se repete no sábado. No domingo, pode chegar a 2ºC durante a madrugada, podendo superar a marca dos 14ºC durante a tarde. “Em todos esses dias com o tempo firme, sem previsão de chuva”, destaca Sônego.
Com o frio, se espera por geada e principalmente por neve na região serrana, mas conforme o climatologista, as possibilidades são mínimas, mas existe. “Se fala muito em geada no litoral, até pode acontecer, mas em lugares mais afastados do mar, tanto que não deve prejudicar as plantações. Na região serrana a possibilidade é pequena, na noite de sexta-feira para sábado e de sábado para domingo. Sendo que a madrugada de domingo deve ser a mais fria deste inverno. Neste período, o vento sul deve ser forte na região”, informou.
Sônego ainda enfatizou que não somente o inverno, mas esses sete primeiros meses do ano estão sendo mais quentes do que o normal. “Desde o começo do ano está acima da média, mas estamos sentindo mais no inverno porque nesta época estamos acostumados com o frio. A temperatura média deste mês está girando em 16ºC, enquanto a média histórica é de 14,7ºC. Isto é efeito do El Niño, que deixa o tempo mais quente e mais chuvoso”, pontuou o climatologista.
Especial Jornal Gazeta

Içara e Balneário Rincão com alteração no CEP
Içara passa a contar Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) específicos