Com o tema “Nossos Povos, Nossa História”, o desfile cívico de Sete de Setembro de Balneário Rincão trouxe para a avenida um pouco da história de cada etnia, que ajudou na colonização e no desenvolvimento de Balneário Rincão. Um grande público compareceu na avenida Leoberto Leal para prestigiar o desfile.
A primeira parte dos desfiles contou com as apresentações dos militares. Primeiro veio a Marinha do Brasil, com um grupamento formado por 30 marinheiros sob a direção do Capitão de Corveta do Quadro Técnico, Francisco José Siqueira Ferreira, que faz parte da Capitania dos Postos em Laguna, que tem como propósito contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da Marinha do Brasil no Sul de Santa Catarina. Ainda desfilaram o Exercito Brasileiro, Polícia Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Bombeiros Voluntários de Balneário Rincão.
Na segunda parte foi a vez das escolas do município fazerem suas apresentações e cada uma representação uma das etnias, que ajudaram a fazer a história de Balneário Rincão. A Escola Melchíades Bonifácio Espindola trouxe um pouco da história de cada etnia resgatando a cultura e os costumes dos povos antigos. Até o projeto do Boi de Mamão e seus personagens, que tem o intuito de resgatar o folclore e a cultura açoriana, passou pela avenida sendo aplaudidos pelo público.
Também as entidades organizadas do município estiveram no desfile, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer e Voluntários de Balneário Rincão. “Gostaríamos de agradecer a cada um que esteve presente neste desfile e fazendo com que parte da história fosse contada”, destaca a secretaria de Educação de Balneário Rincão Jucilene Fernandes.