Aos poucos, a tendência é que a população em Balneário Rincão comece a aumentar de forma considerável em função do verão e da tradicional procura pelas praias. E em virtude deste aumento, as forças de segurança pública aumentam seu efetivo com o objetivo de garantir uma temporada segura aos moradores locais e aos visitantes.
Porém, para a Operação Veraneio 2017/2018, a Polícia Militar ainda não tem uma projeção oficial de qual será o reforço para a cidade litorânea. “Nós estamos aguardando a ordem de operação por parte do comando estadual, porque ainda há muitas pendências a serem resolvidas. Como agora estamos com a formação de novos policiais, também ficamos com esta perspectiva”, explica o comandante da 6ª Região da Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto.
Entretanto, ele acredita que será possível manter o mesmo incremento de efetivo de temporadas anteriores, com reforço de 25 a 30 policiais, a partir da segunda quinzena de dezembro.
A Polícia Civil, que conta com o trabalho de quatro agentes, para a temporada de verão deverá ter dez profissionais atuando na delegacia, de acordo com o delegado regional, Ivaldo Gregório. A ideia é que também se dobre o número de escrivães, passando de um para dois.
“Há um delegado responsável pelos acontecimentos que há em Balneário Rincão (Rafael Iasco, da Comarca de Içara) e para a temporada temos definido que irá mais um, para poder dar suporte a esta maior demanda”, informa Gregório. De acordo com ele, a projeção é que o acréscimo ocorra a partir do dia 21 de dezembro.
Guarda- vidas
Para garantir a segurança dos banhistas no mar, o Corpo de Bombeiros trabalha com a inclusão de guarda-vidas ao longo de toda a orla em Balneário Rincão. A formatura de quem vai atuar nesta temporada acontece nesta quinta-feira, durante a manhã, em evento em frente à Câmara de Vereadores da cidade litorânea.
“Com a formação, a partir do dia seguinte já teremos a atuação em Balneário Rincão de 50 guarda-vidas para fazer a guarnição ao longo de toda a orla. Já estamos desde o início do mês atuando, no que nós chamamos de pré-temporada, com número reduzido, mas com esta formação passaremos a ter uma equipe completa para atuar”, afirma o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, tenente Renan Fernandes.
O oficial enfatiza que a temporada deve contar com guarnição em todos os pontos onde tradicionalmente há postos guarda-vidas, incluindo na comunidade de Barra Velha. “Estão sendo instalados contêineres para o trabalho dos guarda-vidas, porém, onde não for colocada a nova estrutura, os guarda-vidas vão atuar com a estrutura de madeira”, ressalta.
Especial Jornal Gazeta