Um filhote de baleia Jubarte foi encontrado na manhã desta sexta-feira, dia 27, na Zona Sul do Balneário Rincão. O animal foi localizado por volta das 5h30 por pescadores que passavam pelo local. A Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente foi acionada para verificar as características e dar o destino correto ao animal.
De acordo com o engenheiro ambiental Paulo Amboni, o animal estava tentando subir para áreas de deslocamento imigracional, na busca de águas quentes. Ainda segundo Amboni, foi a primeira vez que a baleia do tipo juvenil se deslocou sem a presença da mãe. A baleia tinha aproximadamente dois anos e estava debilitada. Tinha oito metros de comprimento e cinco toneladas. O enterro do animal foi feito parceria com a Unesc.
A equipe de trabalho realizou pequenos cortes que serão analisados para verificar o real estado do mamífero. Segundo o professor Pedro Castilho, o animal precisará deste processo para saber o que levou sua chegada a orla. “Antes de enterrar, vamos fazer a biometria, que em alguns dias, se deverá saber como estava a saúde do animal”, explica. O enterro evita o contato da população com o animal, prevenindo doenças como tuberculose, brucelose, leptospirose e dermatite.
Colaboração: Imprensa PMI