Os dados atualizados sobre as filas de cirurgias eletivas em relação aos pacientes do município de Içara foram requeridos a Secretaria do Estado da Saúde, pelo vereador Rodrigo da Silva Gonçalves (PP).
Conforme o requerimento aprovado nesta segunda-feira, muitos pacientes estão aguardando na fila há muito tempo para realizar as cirurgias. “Hoje (ontem) foi procurado por duas pessoas que tiveram que abandonar o emprego por não ter mais condições de trabalhar devido à medicação que tomam para aliviar as dores, pois não conseguem realizar a cirurgia de quadril, estão aguardando a mais de dois anos na fila”, informou Gonçalves.
O vereador explicou que o município é apenas a porta de entrada, pois quem faz o chamado é o Estado e encaminha para os hospitais conveniados. “Segundo informações os hospitais alegam que o Estado não está fazendo o pagamento dessas cirurgias, com isso os pacientes ficam nessa situação desesperadora”.
Rodrigo Gonçalves ressaltou que o município vem fazendo a sua parte com o programa zera filas com autorização para exames de ressonância e tomografias. “Nós precisamos fazer alguma coisa em relação ao Governo do Estado, temos o Hospital São Donato, talvez realizar essas cirurgias aqui. É preciso criar alguma alternativa para resolver o problema dessas pessoas”.
Colaboração: Câmara de Içara