sábado, 12 julho, 2025
Ultimas noticias

Festa junina perde a força nas escolas

Os jornais velhos eram usados para fazer as bandeiras e argolas que decoravam a festa. As rifas eram vendidas de porta em porta para que o dinheiro fosse utilizado na realização do evento. Nos intervalos das aulas, os gritos de “olha a chuva” e “é mentira” anunciavam os ensaios da quadrilha. E era sempre assim quando o mês de junho se aproximava, todas as escolas se preparavam para celebrar o Dia de São João com a típica festa junina. Evento que reunia toda comunidade, que por vez se preparava para prestigiar as atrações do folclore brasileiro e comer os quitutes tradicionais dessa época. Tradição que, no entanto, vem se perdendo. Pelo menos em Içara, a maioria das escolas optou por realizar um evento interno apenas para alunos e funcionários.

Uma delas foi a Quintino Rizzieri, do bairro Jardim Elizabete, que está organizando o evento para o mês de julho. E de acordo com a diretora da instituição de ensino, Jaqueline dos Santos, há tempos a festa está sendo realizada apenas para os alunos. “Tínhamos muitos problemas quando era aberta para o público. Muito quebra-quebra, muita confusão e dor de cabeça. Então o intuito que tínhamos de arrecadar verba para a escola acabava não valendo à pena”, relata.

Jaqueline, contudo, ressalta que é importante fazer o resgate da tradição do país e mostrar aos alunos o que é o boi de mamão, a quadrilha e o casamento matuto. “Nossa festa que será junina será realizada no período matutino justamente com o intuito de abordar o folclore brasileiro. Teremos apresentações e atrações afim de apresentar essas culturas para os alunos, uma cultura que é nossa e faz parte da nossa história”, relata.

Internamente também será feita a festa na escola Ângelo Zanelatto, no bairro Primeiro de Maio. Na programação não irá faltar a quadrilha. “Nós fazemos todos os anos e contamos com apresentações, quadrilha e tudo mais. Mas optamos por fazer apenas para os alunos e professores porque quando era para o público em geral, tínhamos muita dor de cabeça. A nossa acontecerá no mês de julho e não visa fins lucrativos, apenas com o intuito de não deixar passar em branco e apresentar essa tradição aos alunos”, comenta o diretor Claudiomir da Silva.

Na escola Cristo Rei, os alunos trabalharam o tema festa junina na disciplina de artes. Também estão envolvidos na decoração do evento que será realizado no dia 12 de junho. E, segundo Chislaine Amandio, do departamento financeiro, as comemorações de São João contarão com apresentação regional, de dança e outras atrações típicas dessa data. “Cada aluno recebeu 10 ingressos para distribuir com os pais, irmãos, etc. Porque nosso objetivo é aproximar a família da escola, para que todos conheçam não só a instituição, mas os trabalhos que são feitos aqui. Ou seja, não será uma festa para o público em geral, mas para que os alunos conheçam esses costumes. Eles, inclusive, trabalharam isso em sala de aula com a professora de artes e foi muito bacana”, sintetiza.

Para arrecadar dinheiro, outras ações são realizadas ao longo do ano. “Na festa junina nós contamos com a colaboração dos pais e até de patrocinadores para que no próximo ano consigamos fazer um evento ainda maior. Mas para a captação de dinheiro, fazemos sempre nessa época uma rifa e também outros trabalhos em diversas datas”, completa Chislaine.

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis