terça-feira, 3 fevereiro, 2026
Ultimas noticias

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes consolida tradição, fé e engajamento comunitário

Foto: Nilton Alves

Por Alexandra Cavaler

 

A tradicional Festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada no Balneário Rincão, chegou ao fim nesta segunda-feira, dia 2, reafirmando seu papel como um dos mais importantes eventos religiosos e comunitários do município. O encerramento foi marcado pela procissão da padroeira, com saída da Lagoa do Jacaré, seguida da Santa Missa de acolhida do vigário padre Gabriel Dalmolim, celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, reunindo um grande número de fiéis e devotos.

Ao fazer o balanço da festa, o professor Edison Uggione, coordenador do CPC – Comissão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, destacou que todas as expectativas foram superadas, tanto no aspecto religioso quanto nas ações comunitárias e de arrecadação. “Podemos dizer com tranquilidade que a nossa festa atingiu tudo aquilo que nós tínhamos em mente. A participação da comunidade foi fundamental e extremamente positiva”, avaliou.

Entre os destaques da programação esteve a Ação entre Amigos, que alcançou cerca de 80% dos bilhetes vendidos, restando poucos blocos disponíveis. Outro grande sucesso foi a tradicional Fábrica dos Sonhos, que mobilizou dezenas de voluntários. “Foram produzidos 21.630 sonhos, na sexta-feira e no sábado, e todos foram comercializados. Não sobrou nada. Isso mostra o quanto a comunidade abraçou a festa”, ressaltou Uggione.

Resultado expressivo

A parte gastronômica também teve resultado expressivo. A venda dos kits de almoço e do kit churrasco foi considerada satisfatória, mesmo diante dos desafios típicos do período de verão. “A gente sabe que, na praia, no meio do dia, é difícil fazer as pessoas saírem de casa para almoçar numa festa, mas o retorno foi muito bom”, explicou o coordenador. Já a Padaria de São Francisco foi apontada como um dos grandes êxitos desta edição. “Foi sucesso absoluto. Tudo o que foi produzido — bolos, pastéis, pães, cavaquinhos, tortas, pão de massa sovada — absolutamente tudo foi vendido. Não sobrou nada”, enfatizou.

No campo religioso, a festa foi marcada por intensa participação popular em todas as celebrações. Segundo Uggione, várias missas precisaram de reforço na estrutura. “Tivemos missas com a igreja completamente lotada. Foi necessário colocar muitas cadeiras extras e, mesmo assim, teve gente acompanhando do lado de fora, na rua, porque não havia mais espaço dentro da igreja”, relatou.

As celebrações de encerramento, tanto a missa final quanto a missa festiva dedicada a Nossa Senhora dos Navegantes, reuniram fiéis vindos de diferentes localidades da região. “Foi um sucesso, com gente de todos os lugares, mostrando a força dessa devoção que ultrapassa os limites do município”, afirmou.

Outro momento significativo foi a apresentação do novo vigário, padre Gabriel Dalmolim, que passa a atuar junto ao padre André, auxiliando nos finais de semana as nove comunidades da paróquia. “Foi uma alegria muito grande apresentar o padre Gabriel, que vem da Cidade Mineira e chega para somar nesse trabalho pastoral tão intenso”, comentou o coordenador.

Grande esforço coletivo

A organização da festa envolveu um grande esforço coletivo. Apenas na Fábrica dos Sonhos, cerca de 60 pessoas atuaram diretamente na produção. Ao longo da semana, outras 30 a 40 pessoas estiveram envolvidas nos trabalhos de apoio, organização, recepção e atendimento aos participantes. “Foi um trabalho grande, cansativo, mas extremamente gratificante. Todo mundo colaborou para que a comunidade fosse bem recebida e acolhida”, destacou Uggione.

Para o coordenador do CPC, o verdadeiro sentido da festa está justamente nessa união entre fé, trabalho voluntário e espiritualidade. “Nossa Senhora dos Navegantes está ligada ao título que lhe deu origem: Estrela do Mar. Ela é essa luz que nos guia e nos mostra a direção certa no mar, muitas vezes tempestuoso, da nossa história, conduzindo-nos ao porto seguro, que é Jesus Cristo. Essa devoção não é só dos navegantes, mas de todos nós que navegamos nessa grande embarcação que é a Igreja, no mar da vida, tantas vezes agitado e perigoso”, refletiu.

Ao final, Edison Uggione agradeceu a toda a comunidade da região, aos voluntários e também ao apoio da divulgação. “A participação foi linda. A divulgação ajudou muito e incentivou ainda mais as pessoas a participarem. Se no próximo ano conseguirmos repetir o que foi feito agora, já será uma grande vitória”, concluiu.

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis