Um dos sonhos dos agricultores familiares de Içara irá se tornar realidade. Foi aprovado esta semana o projeto para implantação da Feira Fixa no município, em parceria com o Governo do Estado, Coopafi, Cresol e Credisol. O investimento será de R$ 170 mil em 300 metros quadrados junto ao pátio do Terminal Rodoviário.
Para o secretário de Agricultura Samuel Matiola, a fixação da feira melhorará consideravelmente a qualidade de vida dos agricultores içarenses. "Será um ponto de venda mais espaçoso, o que proporcionará também a diversificação de culturas e produtos. Além disso, estudamos a viabilidade de abrir o espaço mais de uma vez por semana”, adianta.
As obras devem iniciar ainda este mês, e a previsão é de que no final de maio as instalações estejam concluídas. “A fixação da Feira será um marco na Agricultura Familiar de Içara. É um sonho antigo que se torna realidade”, ressalta o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, que participou da reunião com os agricultores.
O projeto, viabilizado via SC Rural e elaborado com o auxílio dos técnicos da Epagri de Içara, tem o valor total de R$ 400 mil, prevendo ainda ações de melhorias nas pequenas propriedades. “Doze produtores serão beneficiados com investimentos. Serão construídas uma queijaria, uma fábrica de panificados, uma fábrica de embutidos de suínos, e ações de apoio à fruticultura, olericultura e agroindústria”, informa o engenheiro agrônomo da Epagri, Saimon Zeferino.
Enquanto as obras são iniciadas, a Feira da Agricultura Familiar permanece na Praça da Igreja Matriz, com atendimento ao público todas as sextas-feiras, das 9h às 15h.
Colaboração: Imprensa PMI

















