Os momentos com os amigos, os encontros com a família e reuniões empresariais tem um sabor ainda mais especial agora com um novo empreendimento com a cara de Içara. O café sempre quentinho, lanches deliciosos, diversificação de bolos, variedade de tortas e também almoço executivo compõe a Favocafé. O novo espaço da cidade, cheio de referências a Capital Catarinense do Mel, iniciou a operação nesta terça-feira, dia 9.
“O nome Favocafé surgiu da ideia de unir dois pontos que amamos: mel e café, trazendo uma referência principalmente para Içara, que é Capital do Mel. E, além de proporcionar uma experiência gastronômica, nosso objetivo é trazer a importância do mel, a preservação do meio ambiente, o cultivo de abelhas nativas e ser ponto para as pessoas se reunirem e terem bons momentos”, indica a empreendedora Adriana Freitas Castagna.
No espaço em que o mel é referência, o produto está presente no cardápio em diferentes formas: nos pães, recheios, molhos e também no cozimento de alguns dos alimentos. Entre os pratos principais, Adriana indica o porco ao molho de laranja e mel e o salmão. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 8h30 às 19h, na Rodovia Paulino Búrigo (SC-445), próximo ao acesso da Rua Sete de Setembro.
Pioneirismo
A Favocafé traz junto das referências de Içara, a marca da Minamel, uma empresa de história consolidada pelo trabalho desde 1984 e o pioneirismo na exportação de mel a granel sob a administração da segunda geração da família Castagna. No portfólio estão produtos de origem silvestre, do eucalipto, da laranjeira, uva japão e melato da bracatinga, além do própolis.
“Poderemos oferecer a Içara e a todos seus visitantes um pedacinho de todo sabor e beleza que é o reino apícola para que, assim, possamos incentivar o consumo do mel e seus derivados, além de repassar a importância da abelha na natureza”, indica o CEO da Minamel, Guilherme Castagna.
Alimento saudável
Conforme a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, o mel é fonte de energia, possui função de adoçante natural e antimicrobiana, promove a cicatrização de ferimentos e possui propriedade prebiótica. Também ajuda a dormir melhor e reduz o estresse devido a presença de triptofano. Por ser antioxidante, combate ainda radicais livres e previne o envelhecimento precoce. No Brasil, o consumo médio é de 60g por pessoa ao ano.
“É um produto cheio de benefícios e que fica melhor ainda quando degustamos ao lado de pessoas que gostamos. Temos certeza que os içarenses e os visitantes que vão para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, para a Serra do Rio do Rastro ou, nesta temporada de verão, rumo a praia e a tantos outros atrativos da nossa região, terão bons motivos para lembrarem da cidade de uma forma muito especial e retornarem”, pontua Adriana.
Colaboração: Assessoria de Imprensa/Comunicação