sexta-feira, 1 dezembro, 2023
Ultimas noticias

Farmácia Escola tem estrutura reformada inaugurada nas Clínicas Integradas na Unesc

Foto: Divulgação

A Unesc marcou a esta segunda-feira chuvosa, dia 4 de setembro, como mais um dia histórico no ano em que completa o 55º aniversário. A Instituição reinaugurou neste dia a estrutura da Farmácia Escola, reformada e ainda mais completa para receber a comunidade nas Clínicas Integradas da Unesc.

O serviço, criado com o objetivo de qualificar a assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência em todo o estado e no país, e agora passa a viver um novo momento. Atendendo mais de 4.500 pacientes, a Farmácia Escola entrega número de medicamentos equivalente a R$ 822.953,55 mensalmente e, ao longo desses 14 anos de existência, já colaborou ativamente na formação de 1.200 acadêmicos.

O ato de reinauguração do importante espaço viabilizado por meio da parceria entre Universidade e Secretaria de Saúde de Criciúma contou com a presença de acadêmicos, professores, colaboradores e lideranças não só da Universidade, mas regionais.

Martinho Marcos Neto é um dos pacientes que mensalmente retira medicamentos na Farmácia Escola. Transplantado, ele tem a segurança de encontrar neste serviço o atendimento humanizado e o cuidado integral na entrega dos medicamentos fundamentais ao seu bem-estar. “Sempre fui bem acolhido aqui. São estudantes e professores muito alinhados e prontos a nos atender, Agora, então com espaço ainda maior e bem equipado, será melhor ainda”, garante.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é muito significativo inaugurar o espaço com a presença de tantos atores importantes ao processo ao longo de todos os anos de história do serviço. “Nenhuma obra é feita de forma isolada, mas quando a gente reúne importantes elementos como os que estão aqui, a Universidade, o Município e o Estado, a gente encontra os caminhos certos para resolver e abrir caminhos, como nesse caso em que há 14 anos somos parceiros para ofertar esse serviço que atinge milhares e milhares de pessoas”, pontuou.

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, destacou que sabe da importância estratégica dos atendimentos prestados na Unesc à comunidade não só do município, mas de toda a região. “Não é atoa que Criciúma é referência na saúde. Essas parcerias são fundamentais para o sucesso e estamos juntos para melhorar cada vez mais os serviços oferecidos de forma tão completa aqui na Universidade”, acrescentou o secretário.

Gerente regional de saúde, Moyra Salute Feltrin Lopes prestigiou o evento e deixou a mensagem do governo do Estado à Universidade e à equipe que integra o projeto. “É uma alegria enorme ver de perto esse resultado. Contem sempre conosco. O governo do Estado é parceiro e segue parceiro”, pontuou.

O presidente do Centro Acadêmico do curso de Farmácia, Michel de Souza, que atua também na Farmácia Escola, foi o responsável por falar em nome dos estudantes. Empolgado, Michel não poupou agradecimentos a todos os envolvidos para que a reforma da estrutura fosse possível. “É incrível ver essa inauguração se concretizar. Para nós, que trabalhamos aqui todos os dias, que recebemos os pacientes, que aprendemos aqui dentro, é emocionante ver essa melhora na estrutura e saber como isso se reflete em melhora para quem acessa o serviço também. Só temos a agradecer”, comentou.

Uma das profissionais envolvidas desde o início da reforma, a professora Indianara Reynaud Toretti, participante do movimento de instalação da Farmácia Escola em 2009, recebeu homenagens ao lado da coordenadora do curso de Farmácia, Silvia Dal Bó, e também fez questão de agradecer todo o apoio de colegas e estudantes ao longo do processo. “Foram dias de intenso trabalho na organização de prontuários, com apoio de outros setores, estudantes que vieram nas férias, enfim, um grande movimento para que fosse possível deixar tudo em dia. Esse é um serviço que é fundamental, o número de pacientes está crescendo e esse é mais um passo para oferecer um serviço de ainda mais qualidade”, destacou a profissional.

Atualmente a Farmácia Escola totaliza de cinco mil processos administrativos, número que representa o triplo do atendido no início das atividades e que demonstra a importância do serviço.

Após os atos de inauguração, estudantes e visitantes puderam conhecer todo o espaço, já disponível aos atendimentos.

O contato com a Farmácia Escola pode ser feito pelo WhatsApp e telefone (48) 3431-2789 ou pelo e-mail farmaciaescola@unesc.net.

Colaboração: Agecom

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis