Embora o número de cursos oferecidos por faculdades e universidades, além de escolas técnicas, tenha sido ampliado nos últimos anos, a falta de qualificação ainda é um grande problema enfrentado na hora da contratação. Por conta disso, ações que incentivam adolescentes e jovens a continuarem estudando após a conclusão do ensino médio têm sido realizadas pela Farben Tintas.
“O número de pessoas que chegam até nós buscando uma vaga de emprego é alto, mas a primeira coisa que a gente constata é que a grande maioria acabou parando os estudos. Chegou no ensino médio e acabou desistindo de dar sequência. Isso é algo que interfere bastante na obtenção de uma vaga”, aponta a analista de recursos humanos da Farben, Michelle Marques.
Como uma forma de incentivar adolescentes a continuarem estudando após concluir o ensino médio, ou até mesmo realizar um curso técnico, a indústria química içarense está realizando desde o ano passado o Dia das Profissões. A ideia é que profissionais da própria empresa possam expor a estudantes a necessidade da qualificação.
Na quarta-feira, dia 17, houve uma ação com estudantes de três turnos da escola Salete Scotti dos Santos. Em encontro no auditório da Cooperaliança, na área central de Içara, um engenheiro químico e um engenheiro industrial discorreram sobre suas profissões. “Em 2016, tivemos a participação de um técnico em informática e de um especialista em manutenção”, salienta Michelle. “O objetivo é incentivar os alunos a estudarem cada vez mais”, finaliza a analista.
Especial Jornal Gazeta