A viatura específica para os trabalhos dos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) está sendo utilizada para serviços de rotina da Polícia Militar em Içara. Diante desta situação, busca-se encontrar alternativas para que o projeto de prevenção conte novamente com um veículo exclusivo. Um encontro foi realizado na última segunda-feira, dia 23, para debater o assunto.
“Nós já vínhamos conversando há algum tempo sobre a falta de viaturas para os trabalhos da Polícia Militar de uma forma geral e isso vem afetando também o trabalho dos instrutores do Proerd. Isso tem nos preocupado muito e agora vamos tentar encontrar alguma viabilidade para que possa haver um carro exclusivo para o programa”, comenta a primeira-dama do município e madrinha do Proerd em Içara, Ceneli de Freitas Gastaldon.
O comandante da 1ª Companhia da Guarnição Especial de Polícia Militar de Içara (GEIC), capitão Alberto Cichella, confirma que atualmente tem sido utilizado o veículo do Proerd para as atuações dos demais setores da corporação. “Nós temos uma deficiência em relação às viaturas. Temos falta de viaturas e para que possamos manter os nossos trabalhos, temos que ter viaturas disponíveis e é onde acabamos utilizando veículos de programas específicos nas operações. Se não fosse isso, teríamos bastante problemas”, relata o militar.
O vereador Israel Rabelo também esteve presente no encontro. O parlamentar tem um projeto que visa destinar parte das sobras financeiras da Câmara de Vereadores para a segurança pública, especialmente para a aquisição de um veículo para a PM. O debate sobre a necessidade da aquisição de um novo veículo para o Proerd será levado de forma oficial para o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon nesta quarta-feira, dia 25, durante a qual serão explanados os números da corporação.
Especial Jornal Gazeta