Içara tem apenas um campo de responsabilidade do Poder Público municipal. Todos os demais estão nas mãos de entidades, de associações voltadas especificamente a este tipo de atividade. Mas enfim, no único campo municipal que temos na cidade, me deu dó na tarde desta sexta-feira, dia 19, quando passei para dar uma olhada como é que estava a situação.
Falta o cuidado básico. Falta um olhar com carinho. O que acontece é que aquele campo simplesmente não vem recebendo o corte de grama de forma periódica, a ponto de deixar em condições básicas para que os cidadãos possam fazer o uso. Diversas são as pessoas que utilizam aquele espaço para fazer a sua caminhada diária, para fazer seus treinos voltados ao futebol, entre outros. Içara tem poucas alternativas para esses tipos de atividade e por conta disso então o campo municipal torna-se o espaço utilizado por diversas pessoas.
Entristece-me que estou falando apenas de um simples corte de grama, uma situação que qualquer funcionário da fundação de esportes poderia facilmente realizar. É questão de pouco tempo executando o serviço e pronto, o espaço fica por diversos dias disponível para as pessoas. Mas ao invés de deixarem em condições, simplesmente aproveitam esta época do ano para reduzir o horário de trabalho. Realmente é decepcionante.
Sei que pode vir alguém e dizer que o corte de grama não acontece porque a escolinha de futebol da fundação de esportes não está em funcionamento. Sei disso, a escolinha não está em funcionamento, porém as pessoas continuam utilizando o espaço e com certeza elas pagam impostos, que devem ser utilizados para este tipo de ação.
Enfim, começo o ano, na minha primeira coluna de 2018, falando de problemas. É triste, mas falta o cuidado básico.
Tem coisas que acontecem apenas em Içara
Mas, se não bastasse a vergonha de o único campo de responsabilidade do Poder Público não estar em condições básicas para oportunizar atividade às pessoas, nesta sexta-feira quando visitei o local fiquei perplexo e lembrei da frase de uma amiga, no qual ela diz que “tem coisas que acontecem apenas em Içara”.
Pois bem: houve corte de grama, entretanto realizado apenas no círculo central e um pequeno rastro em direção ao portão. Isso ocorreu ainda na quinta-feira, dia 18, em função da visita do vice-governador de Santa Catarina à cidade. Como ele chegou de helicóptero, precisava de um espaço para pousar. E para não passar na grama alta, então realizaram este corte em um pequeno espaço, onde iria caminhar, do círculo central até o portão.
Bem, já que estavam com a máquina de corte de grama no local, por qual motivo não aproveitaram e já cortaram o resto? Realmente, isso me entristece.
Por ora é isso.
Lucas Heckler – Cronista esportivo e acadêmico de Educação Física
Facebook.com/BlogLucasHeckler
Facebook.com/lucasheckler
Instagram.com/lucasheckler
lucasgheckler@gmail.com