Etiqueta da tosse ou respiratória. Talvez você não saiba do que se trata, mas são medidas simples, de higiene pessoal e coletiva, que podem ajudar a prevenir doenças respiratórias causadas por vírus como a gripe, o resfriado, a Covid-19, entre outras.
A transmissão dessas doenças ocorre quando uma pessoa infectada elimina o vírus em forma de aerossóis, gotículas, ao tossir, espirrar, falar ou, até mesmo, ao tocar na boca, nariz e logo depois em algum objeto. A etiqueta da tosse traz dicas de como evitar que esse agente infeccioso, que foi expelido por uma pessoa doente, entre em contato com uma pessoa sadia e faça com que ela também adoeça.
Confira as dicas:
* Higienize as mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel;
* Utilize lenço descartável para higiene nasal;
* Evite tocar os olhos, o nariz e a boca;
* Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
* Mantenha os ambientes bem ventilados;
* Limpe e desinfete superfícies;
* Cubra com o antebraço a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
* Evite contato próximo com pessoas com sintomas respiratórios;
* Evite aglomerações e use máscara em caso de sintomas respiratórios;
* Evite contato próximo com outras pessoas caso esteja doente.
A médica infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Regina Célia Santos Valim, explica por que essas medidas são tão importantes e ajudam na prevenção.
“Quando a gente fala para uma pessoa que ela deve usar o antebraço para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, por exemplo, é porque, se ela usar a mão, os agentes infecciosos vão ficar ali na mão dessa pessoa e ela vai acabar tocando algum objeto, vai cumprimentar alguém e, assim, transmitir o vírus para uma segunda pessoa. Por isso, fazer o uso da etiqueta da tosse é essencial na prevenção das doenças respiratórias”, destaca a médica.