Será que o acesso direto a manifestações artísticas e culturais pode modificar a realidade das pessoas? Esta pergunta será base do projeto Aspirantes, que irá realizar uma pesquisa com os estudantes da rede pública municipal de Içara durante o Festival Revirado. Os alunos do ensino fundamental II e ensino médio serão acompanhados por agentes do teatro do Brasil, em espetáculos, onde juntos acompanharão as peças.
“Findada a apresentação, será iniciado um debate performativo explorando através de jogos de linguagem, as temáticas que forem colocas em questão pelos participantes. Como sensações, o que gostaram, o que não gostaram, o que lembrou, como estreitar a realidade ficcional da peça com a realidade das pessoas que foram de alguma forma afetadas pela apresentação”, destaca um dos mediadores da ação, Luan Marques Joaquim.
Segundo ele, a ideia é construir uma tese em cima do que surgir, afim de alimentar os campos, que de alguma forma dialogam com o que será estudado, proporcionando mais um laboratório para a construção de conhecimento sobre o social, o político, o ideológico, o humano e o artístico. “Irei assistir cinco peças de teatro aqui na cidade. Acredito que será uma experiência significante”, coloca a aluna da Escola Quintino Rizzieri, Nicole dos Santos.
Colaboração: Imprensa PMI