quarta-feira, 29 maio, 2024
Ultimas noticias

Estudantes devem ficar atentos à inscrição para o programa Universidade Gratuita

Foto: Divulgação

Processo de envio da documentação necessária deve ser feito em todas as etapas

O prazo para inscrição dos estudantes da Unesc no programa estadual Universidade Gratuita está chegando ao fim. O período para que o processo de inscrição seja feito de forma completa se encerra já na próxima terça-feira (26/03). Podem participar da seleção acadêmicos dos mais de 40 cursos de graduação da Universidade estando matriculados em qualquer uma das fases.

Para se inscrever no processo seletivo do governo de Santa Catarina basta acessar o site universidadegratuita.sc.gov.br e iniciar o cadastro. A segunda etapa é no site da Instituição de Ensino Superior escolhida, no caso a Unesc, no endereço unesc.selecao.net.br/informacoes/143, escolhendo a opção “Inscrição Online”. É importante garantir as duas etapas: o preenchimento do cadastro e o envio dos documentos, pois somente assim é que o candidato estará com o processo de inscrição completo.

Conforme a coordenadora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Juliana Lora, é de extrema importância que os estudantes interessados leiam as instruções no site da Universidade e façam a busca e o envio dos documentos de forma criteriosa. “Precisamos que os acadêmicos estejam atentos e se dediquem ao envio completo das inscrições para que os documentos possam ser devidamente analisados pelo Estado e as bolsas concedidas. O processo precisa ser feito de forma completa para que o candidato esteja concorrendo”, ressalta.

Como mais uma forma de apoio aos estudantes, a Centac fará plantão de atendimento neste sábado (23/03) das 9h às 14h. “Estaremos disponíveis de maneira remota, pelo Whatsapp, para sanar dúvidas e ajudar no processo de inscrição. Pedimos que os estudantes não deixem para o último dia sob pena de não conseguir concluir a documentação e perder essa grande oportunidade”, alerta Juliana.

O contato da Central para obter esclarecimentos pode ser feito pelo (48) 99644-0170.

Projeto que já deu certo

No primeiro ciclo de implementação do Programa Universidade Gratuita mais de 2,5 mil acadêmicos da Unesc foram beneficiados, somado ao Programa de Bolsas Universitárias (Uniedu). Para 2024, este número irá aumentar consideravelmente, já que a Instituição terá até quatro mil vagas do Universidade Gratuita.

“Do total de beneficiados no ano passado, 1,1 mil estudantes eram do grupo preferencial, ou seja, provenientes de escola pública ou particular com bolsa integral ou parcial. O número corresponde a 55% dos inscritos”, revelou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, reforçando que o Programa passou por alterações que irão possibilitar que ainda mais pessoas conquistem a bolsa.

Em apresentação na Câmara de Vereadores de Criciúma, a reitora detalhou o impacto do projeto em todo o estado. “As bolsas do Programa Universidade Gratuita precisam retornar na forma de prestação de serviços às regiões catarinenses com quatro horas semanais de trabalho, que podem ser realizadas durante ou após a conclusão da graduação. Também como contrapartida, a Unesc irá proporcionar a realização de 222 mil horas de formação continuada para profissionais da educação da rede pública estadual de ensino, que iniciará em abril. Quando trabalhamos a formação de professores, proporcionamos a melhoria de indicadores; a excelência no ensino; a elevação da qualidade do ensino básico e do ensino médio no nosso estado. Então o programa se conecta com a educação básica e com o ensino médio, que nós consideramos de fundamental importância”, ressaltou.

Objetivos

Instituído pela Lei 831/2023, o programa tem como entre os objetivos, ampliar o acesso à educação superior, em nível de graduação; elevar a taxa de retenção e redução da evasão de estudantes da graduação; promover a inclusão social pela educação e fomentar áreas de conhecimento estratégicas de acordo com as características típicas das microrregiões do estado.

Colaboração: Agecom

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis